Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Pesquisa do BC com empresas traz IPCA maior do que projeção do Focus

Piloto da pesquisa com empresas mostra que projeções da inflação são mais pessimistas do que as previsões do mercado financeiro

Por Camila Pati Atualizado em 12 ago 2024, 12h15 - Publicado em 12 ago 2024, 12h00

O Banco Central divulgou na manhã desta segunda-feira, 12, os primeiros resultados da etapa piloto da pesquisa Firmus, que capta a percepção de empresas que não são da área financeira em relação a seus negócios e variáveis econômicas que influenciam na tomada de decisões. Já o boletim Focus, divulgado às segundas-feiras pelo Banco Central, é uma sondagem que foca o mercado financeiro.

A pesquisa Firmus tem sido realizada trimestralmente desde o último trimestre de 2023, sempre após a primeira reunião do Copom de cada trimestre. Os dados divulgados nesta segunda-feira estão desatualizados, porque referem-se à visão das empresas captada na rodada de maio da sondagem. 

Na comparação das expectativas de inflação na Firmus e do mercado financeiro na pesquisa Focus, o pessimismo foi maior entre as empresas. Na época, as empresas previam inflação oficial, o IPCA em 4% em 2024. A pesquisa Focus, realizada com os analistas do mercado financeiro, indicava que a inflação somaria 3,89% em 2024.

Para 2025 e 2026, a pesquisa Firmus apontou que as empresas de outros setores projetaram, em maio, uma inflação de 4% e de 3,70%, respectivamente. Naquele momento, a pesquisa do BC com os bancos indicava um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,77% e de 3,60% para esses anos. As medianas para o crescimento do PIB em 2024 foram praticamente idênticas nas duas pesquisas.

O mais recente boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira indica uma projeção de inflação maior. A expectativa para o IPCA deste ano subiu de 4,12% para 4,20%, na quarta vez consecutiva que analistas aumentam suas projeções.  Já a previsão para 2025 teve queda, passando de 3,98% para 3,97%. 

Continua após a publicidade

Em julho, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,38% em julho, superando as expectativas do mercado, que apontavam um aumento de 0,35%. Esse resultado levou a inflação acumulada em 12 meses a bater o teto da meta do Banco Central, que fica numa situação mais pressionada para aumentar a taxa de juros no Brasil.

 Na ata da última reunião do Copom, divulgada na terça-feira, 6 de agosto, o BC sinalizou que “não vai hesitar em elevar a taxa de juros se necessário para assegurar a convergência da inflação à meta”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.