Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Participação em atos golpistas pode gerar demissão por justa causa

CLT prevê desligamento em caso de “atos atentatórios contra a segurança nacional”, mas advogados alertam para apuração cuidadosa dos fatos

Por Luisa Purchio Atualizado em 11 jan 2023, 15h52 - Publicado em 10 jan 2023, 16h23

Além de responsabilizadas na esfera criminal, as pessoas que participaram dos atos golpistas e antidemocráticos no domingo, 8, de invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, podem ser demitidas por justa causa. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define em Parágrafo Único do Artigo 482 que “atos atentatórios contra a segurança nacional” constituem justa causa para dispensa de empregado. Advogados alertam, porém, que os empregadores precisam ter cautela, uma vez que o parágrafo condiciona a justa causa à prática “devidamente comprovada em inquérito administrativo”.

“É preciso ter cautela e avaliar se o funcionário de fato participou dos atos ou apenas estava ali como curioso”, diz José Carlos Wahle, sócio da área trabalhista do Veirano Advogados. O tema é delicado porque os atos praticados fora da empresa, ou seja, de caráter pessoal e não relacionados à atividade profissional, não dizem respeito ao empregador. Em casos em que há claro prejuízo à imagem da companhia ou incompatibilidade aos seus valores declarados, no entanto, a matéria é discutível.

Wahle recomenda outro tipo de demissão caso a participação do empregado nos atos tenha gerado um “mal estar” na empresa. “Se o ato que o empregado pratica é de uma natureza tão grave que torna a convivência com os seus colegas ou a confiança do empregador impossível de manter, apesar de esses atos não resultarem em prejuízo ao empregador, é recomendável uma demissão sem justa causa”, diz Wahle. Nos casos de demissão sem justa causa, o empregador tem direito à aviso prévio, 13º salário proporcional, multa sobre o FGTS e seguro-desemprego.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.