Nos últimos 38 anos, desde a redemocratização do Brasil, oito líderes presidiram o país. Nesse período, muitas políticas econômicas e sociais foram implementadas, algumas delas tiveram resultados insuficientes ou fracassaram, enquanto outras são consideradas bem-sucedidas e promoveram mudanças significativas na economia brasileira. As discussões sobre os melhores e piores gestores da nação e quais políticas tiveram melhor impacto podem durar dias, e opor frontalmente pessoas de matizes ideológicas diferentes.
Um exercício curioso e que está na moda é fazer perguntas complexas e cheias de variáveis como essas para a inteligência artificial do ChatGPT, desenvolvida pelo laboratório americano OpenAI. Segundo ela, Luiz Inácio Lula da Silva é o presidente citado tanto como responsável pela melhor política econômica quanto pela melhor política social. O Bolsa Família, implementado em 2003, é a segunda política econômica mais importante listada pelo robô, com a inteligência artificial afirmando que o programa conseguiu apoiar financeiramente famílias de baixa renda e foi elogiado por sua eficiência na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Em primeiro lugar está o Plano Real, implementado em 1994 durante o governo Itamar Franco pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que foi crucial para a “estabilização da moeda, para a eliminação da inflação e para a liberalização comercial, resultando em um período de crescimento econômico sólido e estável”. Já a Reforma Previdenciária, idealizada durante o governo Michel Temer e aprovada durante a gestão de Jair Bolsonaro em 2019, aparece na terceira posição e, “apesar de ter sido amplamente discutida e polarizada, foi considerada necessária para o equilíbrio das finanças públicas a longo prazo”.
Quando questionado sobre as melhores políticas sociais, das três citadas, dois programas de Lula são mencionados: Bolsa Família e Programa Minha Casa Minha Vida, este último criado em 2009. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS), criado por Rodrigues Alves e implementado durante o governo de Fernando Collor de Mello, também é listado como uma política social bem-sucedida por “garantir o acesso à saúde para todos os cidadãos, independentemente da renda”.
Quanto aos melhores presidentes após a redemocratização do país, o ChatGPT apenas cita Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, deixando de fora os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.