Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Os planos dos brasileiros para trocar de carro no próximo ano

89% dos usuários da plataforma Webmotors pretendem fazer uma aquisição no ano que vem. Pesquisa aponta aumento do desejo por veículos elétricos

Por Leticia Yamakami 18 set 2024, 16h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comprar um carro novo ou trocar o veículo por um usado até 2025 é a vontade da maioria dos consumidores que utilizam a plataforma de anúncios automotivos Webmotors. É o que aponta última pesquisa do marketplace, na qual 89% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de comprar ou trocar de carro até o próximo ano.

    Dessa parcela, 63% pretendem fazê-lo ainda no segundo semestre de 2024. As principais razões que os incentivam à mudança são o costume de trocar o veículo, o envelhecimento do carro atual, a necessidade de um automóvel mais econômico ou o desejo de um modelo mais potente. A pesquisa foi feita com 3 mil 

    No total dos respondentes, 84% têm automóvel. Entre eles, 26% adquiriram o veículo há um ano e 17% o compraram há dois anos. Em relação ao perfil de seus carros atuais, 29% dos que possuem um veículo têm um SUV, 24% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 24% de modelos lançados entre 2020 e 2023 e 22% de automóveis produzidos de 2012 a 2015. Quando questionados sobre a próxima aquisição, a maior parte das pessoas afirmou que optaria por um novo SUV ou por um sedã. Os demais escolheriam um hatch ou uma picape e uma minoria seria dona de uma perua.

    A pesquisa também engloba a propensão de compra dos entrevistados. Deles, 18% aspiram por um veículo zero quilômetro, enquanto 64% por usados. Outros 18% ainda estão em dúvida. Sobre a forma de pagamento, metade dos respondentes pretendem realizar o financiamento parcial e, entre aqueles que possuem carro, 72% utilizariam o veículo atual como entrada. A CMO da Webmotors Natália Spigai afirma que o estudo reforça a ideia de que a intenção de compra de automóveis continua alta para 2025. “O carro permanece e tende a continuar sendo um sonho de consumo para os brasileiros”, comenta.

    A empresa ainda levantou dados sobre os tipos de motores desejados pelos brasileiros. Em comparação com o ano passado, a preferência por carros elétricos cresceu de 1,6% para 8%. O desejo por híbridos também aumentou de 6% para 11%. De toda forma, a maioria dos respondentes, 66%, optaria por um veículo flex. Entre os que almejam um dos dois primeiros tipos, a economia de combustível é o principal fator de decisão na hora da escolha, seguida pelo gosto por novas tecnologias e a preocupação com o meio ambiente. A pesquisa destaca que mais da metade estaria disposta a pagar um valor mais elevado por ambos os modelos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.