Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O valor de uma marca nas grandes transações empresariais

Lançado neste mês, livro “Valor do Branding”, traz análises de casos reais como a reviravolta no valor da marca Snapple após a aquisição pela Quaker

Por Camila Pati 11 set 2024, 15h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No anos 1990, um dos casos mais emblemáticos de uma aquisição de deu errado foi a compra da empresa de chás e sucos Snapple pela Quaker. O fracasso rendeu uma drástica perda de valor da marca Snapple. Comprada por 1,7 bilhão de dólares, a Snapple foi vendida dois anos depois por apenas 300 milhões. A marca passou em seguida por uma notável recuperação sob o comando da Cadbury.

    Lançado neste mês, o livro “Valor do Branding” (Editora Senac Rio), traz uma análise dessa operação sob o ponto de vista do valor das marcas, ativos essenciais nas decisões empresariais. Com mais de 30 anos de experiência, o autor Eduardo Tomiya é especialista em branding, criador da pesquisa *As Marcas Mais Valiosas do Brasil* e já atendeu as maiores empresas do Brasil e América Latina.

    No livro, ele mostra como as métricas de valor de marca influenciam diretamente o sucesso das empresas, analisando desde fusões e aquisições a estratégias de consolidação no mercado. “A metodologia de branding evoluiu muito. Hoje, contamos com um brand score card estruturado, que monitora a força, o crescimento e o status financeiro da marca”, explica Tomiya, que é CEO e  fundador da TM20 Branding.

    Com casos reais em  empresas como Klabin, Hospital Sírio-Libanês e Casa & Vídeo,  o autor explora ainda o impacto dos ativos intangíveis, como processos, capital humano e governança, no valor das marcas. “Em muitos casos, esses ativos são mais decisivos para determinar o valor de uma marca do que os bens tangíveis”, destaca o autor.

    Apesar dos avanços da inteligência artificial, o livro confirma que as ferramentas analíticas e as pesquisas de mercado continuam sendo essenciais para avaliar a saúde e o desempenho das marcas.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.