Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O recado do PT sobre a Petrobras que assustou os investidores

Em post no Twitter, Gleisi Hoffmann indicou que o modelo de condução da petrolífera no próximo governo Lula pode ser bastante diferente do atual

Por Luisa Purchio Atualizado em 7 nov 2022, 11h19 - Publicado em 3 nov 2022, 10h51

Na manhã desta quinta-feira, 3, Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deu um recado em seu Twitter que assustou os investidores e derrubou as ações da Petrobras em mais de 1% pouco após a abertura do mercado. No post, Gleisi criticou a preparação da empresa em distribuir 50 bilhões de reais de dividendos e a chamou de “sangria”. “Não concordamos com essa política que retira da empresa sua capacidade de investimento e só enriquece acionistas. A Petrobras tem de servir ao povo brasileiro”, disse ela.

A declaração assusta por funcionar como uma espécie de recado sobre como o próximo governo Lula pode conduzir a empresa, que apesar de ter ações disponíveis na bolsa ainda é controlada pelo governo brasileiro, acionista majoritário. Durante o governo de Bolsonaro e sob o ministro Paulo Guedes, a empresa foi ameaçada diversas vezes com intervenções a sua política de preços, que no entanto durou por todo o mandato, e este ano foi recordista em distribuição de dividendos. Referente ao segundo trimestre de 2022, foram pagos 87,8 bilhões de reais em proventos, sendo 32,1 bilhões de reais para a União.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.