Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

O que muda com as novas regras de financiamento imobiliário da Caixa

Alta no valor da entrada e limitação no valor das cotas de financiamento são principais medidas

Por Leticia Yamakami Atualizado em 1 nov 2024, 18h19 - Publicado em 1 nov 2024, 16h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta sexta-feira, dia 1º, passaram a vigorar as novas regras de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal. O banco, que é líder de crédito imobiliário, alterou as exigências para financiamento com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). As novas regras englobam restrições aos financiamentos para imóveis de até 1,5 milhão de reais contemplados com recursos da caderneta de poupança do SBPE.

    O que muda com as novas regras?

    De antemão, será  exigido dos compradores que buscam a casa própria um valor de entrada maior. Para aqueles que se beneficiam da modalidade de auxílio financeiro pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), em que o valor das prestações diminui ao longo do tempo, a entrada subirá de 20% para 30% do valor do imóvel. Pelo sistema Price, com parcelas fixas, o valor aumentará de 30% para 50%. O limite do financiamento da moradia se estabelecerá em 1,5 milhão de reais em todas as modalidades de sistemas, impactando aqueles que buscam propriedades acima desse valor.

    Além disso, o banco mudou as suas regras em relação às cotas de financiamento. Anteriormente, a Caixa admitia uma cota de até 80% do valor do imóvel, ou seja, exigia 20% de valor na entrada. Agora, os compradores que utilizam o SAC serão contemplados com o financiamento de até 70% do preço da moradia. Para os usuários da tabela Price, a instituição de pagamento diminuiu a cota de financiamento de 70% para, no máximo, 50%. Em nota, a Caixa afirmou que as propriedades já adquiridas não terão as regras de financiamento alteradas. Até o momento, as medidas podem ser permanentes.

    Por que a Caixa tomou novas medidas?

    O banco explica que as mudanças foram necessárias porque a carteira de crédito habitacional pode superar o orçamento aprovado para este ano. Até setembro, a Caixa concedeu 175 bilhões de reais de crédito imobiliário, alta de 28,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 627.000 financiamentos de imóveis. No SBPE, o banco concedeu 63,5 bilhões de reais no mesmo período. Segundo o Banco Central, o declínio dos fundos de poupança poderiam fazer com que a Caixa aumentasse os juros caso não houvesse a limitação de crédito.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.