Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Magazine Luiza revisa balanços após identificar ‘incorreções contábeis’

Varejista reduziu patrimônio líquido em R$ 830 bilhões após investigação de uma denúncia; empresa afirmou que houve alteração nas notas de débito

Por Larissa Quintino Atualizado em 14 nov 2023, 10h10 - Publicado em 14 nov 2023, 09h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BRAZIL - 2021/04/15: In this photo illustration, the Magazine Luiza logo seen displayed on a smartphone screen with the logo of Magalu in the background. (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
    Magazine Luiza revisou patrimônio líquido após denúncia; No 3º trimestre, companhia lucrou 322 milhões de reais (Rafael Henrique/Getty Images)

    O Magazine Luiza reduziu seu patrimônio líquido em 830 milhões de reais após identificar “incorreções” em seus balanços. O comunicado foi feito a investidores na noite de segunda-feira, 13, resultado de uma auditoria após recebimento de denúncias anônimas. O Magalu afirma que as denúncias eram improcedentes, mas houve a identificação de  “incorreções” no balanço sobre o lançamento de na forma como eram lançadas no balanço “bonificações em determinadas transações comerciais”.

    A companhia afirmou que as incorreções decorrem das chamadas notas de débito — documento utilizado para o reconhecimento contábil das receitas de bonificações a fornecedores. A apuração interna foi conduzida junto ao escritório TozziniFreire Advogados e à consultoria PwC.

    No comunicado, o Magazine Luiza diz que algumas notas de débitos foram emitidas pela companhia e assinadas por fornecedores “sem observar com precisão as obrigações de desempenho —que variam de acordo com as especificidades de cada negociação. Por causa disso, o Magazine Luiza afirmou que  fez a correção dos lançamentos contábeis correspondentes, refletidos nas demonstrações financeiras do terceiro trimestre, divulgadas nesta segunda-feira. A medida reflete, segundo a empresa, na redução de uma redução acumulada no patrimônio líquido de 830 milhões sobre o valor do fim de junho deste ano, líquido de impostos e sem impacto no fluxo de caixa.

    O ajuste das “incorreções” foi parcialmente compensado pelo reconhecimento de 689 milhões de reais em créditos tributários pela companhia no terceiro trimestre, o que levou ao lucro líquido de 331,2 milhões no período. De acordo com o Magalu, considerando todos os ajustes, o impacto total sobre o patrimônio líquido foi de 322 milhões de reais, o que corresponde a 1% dos ativos.

    Em notas explicativas divulgadas junto ao balanço nesta segunda-feira, a companhia afirmou que reapresentou, por meio de dados não auditados, números de 2022, diante da identificação das incorreções. O prejuízo líquido do terceiro trimestre do ano passado, por exemplo, foi a 190,9 milhões de reais. Anteriormente, o balanço apresentado mostrava prejuízo de 166,8 milhões de reais. O Magazine Luiza disse ainda que aprovou medidas para a melhoria dos mecanismos de controles internos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.