Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lucro do Itaú cresce 7% em um ano e fecha trimestre em R$ 6,9 bi

Crescimento porcentual comparando os primeiros três meses deste ano com o mesmo período do ano passado foi menor que o lucro de Bradesco e Santander

Por Larissa Quintino Atualizado em 3 Maio 2019, 09h58 - Publicado em 3 Maio 2019, 08h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Itaú, maior banco privado do Brasil, apresentou lucro líquido contábil de 6,877 bilhões de reais nos primeiros três meses de 2019. O valor é 7,1% maior que o do mesmo período do ano anterior (6,419 bilhões de reais). Ante os três meses anteriores, quando o lucro foi de 6,478 bilhões de reais, o crescimento foi de 6,2%.

    O desempenho do banco é menor que o de seus outros dois concorrentes privados. Comparando o primeiro trimestre deste ano com o primeiro trimestre de 2018, o Bradesco teve lucro 22,3% maior enquanto o Santander apresentou crescimento de 21,9%. O balanço do Banco do Brasil deve ser divulgado na próxima semana.

    O Itaú explicou, em relatório que acompanha suas demonstrações financeiras, que o desempenho do primeiro trimestre no comparativo anual reflete o aumento da margem financeira com clientes, ou seja, de operações que rendem juros, em meio ao crescimento das carteiras de crédito de pessoas físicas e de micro, pequenas e médias empresas.

    “Esse efeito foi parcialmente compensado pela redução de 28,4% da margem financeira com o mercado – que compreende basicamente as operações de tesouraria – e o crescimento de 4,1% das despesas não decorrentes juros”, acrescentou o banco, 

    “A economia teve um início de ano com desempenho mais modesto do que as expectativas apontavam, refletindo, em parte, a incerteza sobre a trajetória fiscal do País. Seguimos confiantes na retomada do crescimento sustentável, para a qual é imprescindível a reforma da Previdência”, disse o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, em nota à imprensa.

    Continua após a publicidade

    A carteira de crédito do banco somou 647,1 bilhões de reais ao final de março, aumento de 1,6% ante dezembro, quando estava em 636,9 bilhões de reais. Em relação ao mesmo período do ano passado, de 601,1 bilhões de reais, foi identificada expansão de 7,7%.

    O destaque do crescimento dos empréstimos ficou com as micro, pequenas e médias empresas, com avanço de 2,7% no trimestre e 13 9% no ano, e ainda pessoas físicas, com aumentos de 2,0% e 12,7% respectivamente. Em contrapartida, o crédito para grandes empresas encolheu 0,5% no primeiro trimestre ante os três meses anteriores e 3,1% em um ano.

    O Itaú Unibanco encerrou março com 1,651 trilhão de reais em ativos totais, expansão de 8,3% ante um ano (1,524 trilhão de reais). Em relação aos três meses anteriores, houve leve aumento, de 0,1% (1,649 trilhão de reais).

    Continua após a publicidade

    O patrimônio líquido do Itaú somava 119,824 bilhões de reais no primeiro trimestre, elevação de 1,1% em um ano e queda de 9,1% no comparativo trimestral. Sua rentabilidade, medida pelo retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio anualizado consolidado, era de 23,6% ao fim de março ante 21,8% em dezembro e 22,2% um ano antes.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.