Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Infraero cobra pagamento antecipado das taxas de embarque da Avianca

Medida já estava em vigor em outros terminais do país como Guarulhos, Galeão, Salvador e Porto Alegre

Por André Romani Atualizado em 24 abr 2019, 14h03 - Publicado em 24 abr 2019, 12h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Avianca Brasil, em recuperação judicial, começou a partir desta quarta-feira, 24, a pagar antecipadamente as taxas de embarque de seus voos nos aeroportos administrados pela Infraero, a pedido da estatal. A medida já tinha sido tomada em outros terminais do país, e visa proteger as concessionárias das dívidas acumuladas pela companhia aérea.

    Segundo a Infraero, o pagamento dessas taxas deverá ser feito “no dia anterior ao da decolagem de cada voo” a partir desta quarta, afirmou a empresa, em nota. Caso o procedimento não seja seguido, as aeronaves da Avianca não vão poder decolar. De acordo com a Infraero, os voos desta quarta-feira já foram pagos.

    O procedimento tradicional é que as companhias aéreas adquiram créditos pela taxa de embarque, que são quitados no final de cada mês com a concessionária dos terminais. No entanto, como a Avianca Brasil vinha acumulando dívidas com os aeroportos, alguns deles modificaram a forma de pagamento da empresa.

    A Infraero é a administradora de 55 terminais por todo o país, incluindo o de Congonhas, em São Paulo, e o de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Além dos aeroportos da estatal, terminais como Salvador, Porto Alegre, Guarulhos e Galeão já haviam adotado a medida.

    Recuperação judicial

    Além de problemas com taxas de embarque, as dívidas da Avianca também estão causando a devolução de aeronaves para empresas arrendadoras -que compram os aviões para alugá-los às companhias aéreas. Como consequência, a Avianca já cancelou mais de mil voos, sendo 862 só entre esta quarta-feira, 24, e o domingo, 28.

    Continua após a publicidade

    A companhia aérea entrou com pedido de recuperação judicial em 11 de dezembro do ano passado, por causa de uma dívida estimada em 500 milhões de reais. Desde então, a Justiça já determinou a devolução de dezoito aeronaves.

    Com isso, o número de reclamações de passageiros contra a Avianca cresceu 51% até o dia 21 deste mês, em relação ao mesmo período de março, segundo o levantamento feito pelo site Reclame Aqui.

    De janeiro a março de 2018, foram registradas 2.008 reclamações, sendo 368 sobre cancelamento de voos. Já neste ano, foram computadas 2.056 queixas, dessas, 805 sobre cancelamentos – um aumento de 119%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.