Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

IBGE aumenta projeção da safra de grãos de 2019 para 230,1 mi toneladas

Segundo o instituto, bom desempenho da agricultura é puxado pelos plantios de milho e algodão

Por Da redação
Atualizado em 11 abr 2019, 12h32 - Publicado em 11 abr 2019, 11h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Brasil deve produzir 230,1 milhões de toneladas de grãos em 2019, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado nesta quinta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    A projeção aumentou 0,3% em março comparado ao que foi previsto no mês anterior. Com isso, a expectativa é que a safra seja a segunda maior da série histórica, contabilizada desde 1975, perdendo apenas para o ano de 2017.

    Em comparação a 2018, o crescimento da produção deve ser de 1,6%, enquanto a área colhida aumentará 2,3%, segundo as projeções.

    A previsão para a safra brasileira é divulgada mensalmente pelo IBGE. A melhora na estimativa de março é fruto do otimismo em relação à segunda safra do milho e ao algodão, que deve ter produção recorde neste ano, de 6,2 milhões de toneladas.

    Continua após a publicidade

    “A soja caiu um pouco em consequência ainda do mau tempo no final do ano passado, mas a segunda safra do milho [referente ao que foi produzido entre janeiro e março] está crescendo 6,7% em relação a 2018, porque o clima está ajudando. Por ter começado a chover antes do habitual, o ano agrícola permitiu o plantio da soja mais cedo e abriu a janela de plantio para a segunda safra do milho”, explica o gerente do levantamento, Carlos Antônio Barradas.

    Já o bom desempenho do algodão está relacionado, de acordo com ele, ao preço do produto, que está em alta no mercado. “A produção cresceu 12,2% em relação ao mês anterior. A estimativa é o recorde da série do IBGE para esse produto. O produtor ganhou dinheiro com o algodão no ano passado, porque estava com um bom preço, por isso ele decidiu investir novamente neste ano”, diz Barradas.

    Apesar do já alto patamar, a safra deste ano pode ter novos aumentos, a depender do clima. “Daqui para frente, o total da safra vai depender do clima em relação à segunda safra do milho e à safra de inverno, com o trigo. Se a chuva firmar, ainda podemos ter uma produção maior”, complementa.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.