Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Guerra na Ucrânia completa 1.000 dias com escalada do conflito e derruba bolsas

Abertura de mercado: O pacote de gastos, que pode ajudar a tirar a bolsa brasileira do marasmo, será divulgado apenas após a Cúpula do G20

Por Tássia Kastner
19 nov 2024, 08h20

Na data em que a guerra na Ucrânia completa 1.000 dias, o presidente russo Vladimir Putin assinou uma flexibilização das regras de uso de armas nucleares pelo país. A medida é uma reação à permissão dos Estados Unidos para que a Ucrânia use seus mísseis de longo alcance no território russo.

A escalada do conflito, que vinha ficando à margem do noticiário financeiro, derruba os mercados globais nesta manhã, isso após uma sequência de recordes garantidos pela vitória de Donald Trump para um novo mandato no país da América do Norte.

Os futuros americanos cedem ao redor de 0,50%, uma baixa substancial, mas não o bastante para dizer que Wall Street espera o início de uma Terceira Guerra Mundial. Na Europa, os principais índices também recuam, com destaque para o alemão Dax, que recua mais de 1%. A Alemanha está em período eleitoral, após o fim antecipado do governo de Olaf Scholz.

A inflação da Zona do Euro acelerou em outubro para a meta de 2%, como esperado pelo mercado, isso após ter ficado em 1,7%, abaixo do alvo perseguido pelo Banco Central Europeu.

O Brasil não deve escapar do dia negativo. O EWZ, o fundo que representa a bolsa brasileira em Nova York, também começa a terça-feira em queda significativa de 0,69%.

Continua após a publicidade

O fato é que a guerra na Ucrânia ganha mais espaço no noticiário justamente em uma semana de seca no noticiário financeiro. A agenda de indicadores é quase inexistente e, enquanto isso, líderes globais estão reunidos no Rio de Janeiro para o encontro do G20. O pacote de gastos, que pode ajudar a tirar a bolsa brasileira do marasmo, será divulgado apenas após o fim do encontro.

Agenda do dia

7h: Zona do euro divulga inflação de outubro
10h30: Campos Neto (BC) participa de evento da ACSP
22h15: China decide taxa de juros (LPR) de 1 e 5 anos

Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.