Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo lança edital para nova concessão de 22 aeroportos

Após o leilão de sexta-feira, Ministério da Infraestrutura inicia chamamento de novos projetos, divididos em três blocos

Por Da redação
18 mar 2019, 20h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ministério da Infraestrutura publicou nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União, o chamamento público de interessados em realizar estudos técnicos para a concessão de 22 aeroportos. Na sexta-feira, 15, o governo leiloou outros 12 terminais, com um ágio médio de 990%.

    Segundo o texto, os 22 projetos vão estar separados em três blocos: Sul, composto pelos aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Navegantes/SC, Londrina, Joinville, Bacacheri/PR, Pelotas, Uruguaiana e Bagé; Norte, com Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul/AC, Tabatinga/AM, Tefé/AM e Boa Vista; e Central, que engloba as infraestruturas de Goiânia, São Luís, Teresina, Palmas, Petrolina e Imperatriz.

    Os interessados têm até 30 dias para se manifestar. Com os estudos, o governo lista quais as obras devem ser feitas nos aeroportos e depois coloca essas modificações como parte das condições para os concorrentes nos leilões.

    O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes, confirmou a medida via Twitter.

    Continua após a publicidade

    Essa será a sexta rodada de concessões de aeroportos e a previsão é que o leilão com os 22 terminais ocorra em agosto de 2020.

    A quinta rodada ocorreu na sexta-feira, 15, quando o governo arrecadou 2,377 bilhões de reais em outorga no leilão de 12 terminais, valor superior aos 2,1 bilhões de reais previstos inicialmente. Na comparação com o lance mínimo definido pelo governo, que era de 218,8 milhões de reais, a soma dos lances vitoriosos teve ágio médio de 990%.

    O resultado superou a expectativa do governo e foi considerado por especialistas um sucesso para a retomada de investimentos em infraestrutura no país _setor essencial para o crescimento da economia brasileira.

    Os investidores estrangeiros ficaram com a maior fatia do leilão. Numa disputa marcada por muitas ofertas, o grupo espanhol Aena Desarrollo Internacional (que administra o aeroporto de Barajas, em Madri) arrematou o bloco do Nordeste por 1,900 bilhão de reais. Já os terminais do Sudeste ficaram com o grupo suíço Zurich Airport (operador do Aeroporto de Zurich), com oferta de 437 milhões de reais. O bloco do Centro-Oeste, o menor dos três, teve como proposta vencedora a do Consórcio Aeroeste, formado pelas empresas rodoviárias Socicam (responsável pelo Terminal Tietê, em SP) e a Sinartde 40 milhões de reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.