O grupo chinês DiDi Chuxing, líder mundial em aplicativos de transporte, confirmou nesta quarta-feira a compra da startup brasileira 99, rival de aplicativos como a Uber e o Cabify. Por meio de comunicado, as empresas afirmaram que pretendem “oferecer mais opções de transporte inteligente aos seus clientes”.
“A globalização da operação é uma prioridade estratégica para a Didi. Com investimentos pesados em inteligência artificial e soluções avançadas de transporte, continuaremos a redefinir a mobilidade global e a própria indústria automotiva; seguiremos promovendo iniciativas e parcerias internacionais diversificadas”, afirma Cheng Wei, fundador do grupo chinês.
Peter Fernandes, CEO da 99, também avalia positivamente a união. “Estamos confiantes de que fazer parte da Didi Chuxing aumentará enormemente a nossa capacidade de expandir nossos serviços”, diz.
Os chineses se tornaram investidores da 99 em janeiro de 2017, quando compraram uma participação minoritária na empresa por cerca de 100 milhões de dólares (325 milhões de reais).
Nos últimos anos, a Didi fechou parcerias com sete empresas internacionais, atendendo mais de 1.000 cidades que, juntas, abrangem cerca de 60% da população mundial.
A 99 opera desde 2012 no Brasil e atualmente conta com cerca de 300.000 motoristas cadastrados, operando em 400 cidades.