A passagem do furacão Maria acabou provocando lentidão na conexão de internet no Brasil. O problema afetou, principalmente, clientes dos serviços móvel e corporativo da TIM Live, segundo nota da Anatel.
A TIM informa que os clientes podem ter percebido instabilidade no acesso a conteúdos de internet devido ao impacto no provedor internacional que atende a companhia.
“A operadora ressalta que trabalhou continuamente para restabelecer o serviço e que o tráfego já foi normalizado.”
Segundo a operadora, as falhas foram geradas pela sequência de furacões que atingiu a região do Caribe nos últimos dias.
A lentidão na internet é percebida, principalmente, no acesso de sites internacionais. Segundo a empresa UPX Technologies, especialista em performance e segurança digital, os cabos submarinos não são tradicionalmente afetados por furacões. No entanto, a infraestrutura de solo, chamada de landing stations, estão sujeitas às intempéries da superfície.
“O nível da água do mar em Puerto Rico subiu tanto que a região da landing station foi inundada e os geradores foram desligados por segurança”, informa a empresa em nota.
Procuradas, Claro e Vivo informaram que seus serviços de internet não foram afetados pela passagem do furacão.