Fiat convoca recall de 81 mil carros por defeito em airbag
Veículos fabricados entre 2012 e 2013 tem equipamentos da Takata, que podem causar acidentes graves ou mortais caso sejam acionados
A Fiat convocou nesta sexta-feira, 7, 81.697 veículos dos modelos Uno, Novo Palio e Grand Siena para recall do airbag. Os carros dos ano-modelos 2012 e 2013 podem ter defeito neste equipamento. Em caso de acionamento, há risco de ferimentos graves e até mesmo morte.
Ao todo, 22.156 unidades do Uno passarão por verificação. No caso do Grand Siena, 26.589 precisam passar pelo recall. Já do Novo Palio, 32.952 podem apresentar o defeito. É possível consultar os chassis que precisam passar pela manutenção pelo telefone 0800 707 1000 ou pelo site da montadora. Na página, também é possível agendar o atendimento.
O recall começa na segunda-feira, 10, e o tempo estimado para a revisão é de duas horas.
Esse é o terceiro chamado do ano envolvendo esses modelos. Em janeiro, 13.000 veículos passaram pela revisão. Em agosto, outros 80.000 foram convocados.
Segundo a Fiat, foi detectada a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos.
Caso o airbag seja acionado, fragmentos metálicos podem causar danos aos ocupantes do veículo.
Em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.
Os veículos são equipados com airbags da empresa japonesa Takata. O defeito no equipamento atingiu cerca de 80 milhões de carros no Brasil e no mundo. A empresa decretou falência em 2016.