Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-executivo do Walmart acusa empresa enganar no e-commerce

Segundo ex-funcionário, varejista estava desesperada por perder terreno para a Amazon

Por Reuters
Atualizado em 16 mar 2018, 11h17 - Publicado em 16 mar 2018, 09h53

O Walmart foi processado nesta quinta-feira por um ex-executivo que acusou o maior varejista do mundo de emitir resultados enganosos de comércio eletrônico e de demiti-lo por ter reclamado da prática.  Acusação acontece em meio à crescente pressão da Amazon.com sobre o varejo tradicional, que precisou se reinventar para enfrentar a empresa.

Tri Huynh, ex-diretor de desenvolvimento de negócios, acusou o Walmart de ter traído os princípios de integridade e honestidade adotados pelo fundador Sam Walton em seu empenho para mostrar “crescimento meteórico” no comércio eletrônico.

A denúncia alega várias irregularidades, incluindo a rotulagem incorreta de produtos, permitindo ao Walmart cobrar comissões de vendas excessivas, e a falha no processamento correto de devolução de clientes, para melhorar os resultados.

“Wal-Mart enganou na corrida para expandir e ganhar participação de mercado”, por estar “desesperado por ganhar o terreno que há muito perdeu para a Amazon”, disse Huynh em sua queixa apresentada ao Tribunal Distrital dos EUA em San Francisco.

Continua após a publicidade

O porta-voz do Walmart, Randy Hargrove, disse que o litígio é baseado em alegações de um ex-funcionário descontente, que foi demitido quando o negócio foi reestruturado. “Nós recebemos alegações como esta seriamente e as examinamos quando chegam até nós”, disse ele. “A investigação não encontrou nada que sugere que a empresa atuou indevidamente.”

O Walmart se defenderá vigorosamente contra as acusações, acrescentou Hargrove.

O varejista gastou bilhões de dólares nos últimos anos para competir com a Amazon, inclusive com a compra da Jet.com em 2016, e no mês passado disse que as vendas trimestrais online, incluindo as vendas nas festas de dezembro, aumentaram em 23%.

Mas as vendas da Amazon na América do Norte cresceram 40% no mesmo trimestre, e os analistas disseram que a guerra de preços pesou nas margens do Walmart.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.