Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Empresas tentam reduzir prazo de contratação de funcionários

Para 42% das empresas, a entrega dos documentos pelos candidatos é a fase mais demorada

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h51 - Publicado em 20 nov 2017, 17h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O processo de admissão de um novo funcionário pode ser bem demorado. Da entrega dos documentos até a digitação dos dados no sistema, a espera pode chegar a duas semanas na maioria das empresas (64%), segundo pesquisa do ibope encomendada pela Acesso Digital.

    “Com a burocracia, contratar uma pessoa demora mais do que abrir uma nova empresa em São Paulo”, afirmou o CEO e fundador da Acesso Digital, Diego Martins. Ainda segundo ele, tal processo leva, em média, sete dias.

    Para 5% das empresas entrevistadas, o processo de admissão pode chegar a um mês. O longo período até a admissão afeta até os candidatos que já foram selecionados para a vaga – 36% das empresas afirmam ter perdido um candidato nessas condições.

    “O método de contratação atual é totalmente ultrapassado, boa parte das empresas não tem consciência desse problema que afeta o trabalhador”, comentou Martins.

    Atualmente, o candidato precisa ir até o novo local de trabalho para a entrega de documentos – na maioria das vezes, o deslocamento precisa ser realizado apenas uma vez (49%), mas há casos em que é necessário retornar a empresa (34%) – o que atrasa o processo de admissão.

    Continua após a publicidade

    “[A demora] é negativa, principalmente para as pessoas mais simples, que reclamam que precisam gastar com a condução mesmo sem ter começado a trabalhar”, afirmou Martins.

    A quantidade de documentos para concluir o processo também contribui para a demora da admissão – 67% das empresas solicitam até 15 documentos. Segundo a pesquisa, 42% das companhias consideram esta a fase mais burocrática. Em 54% das empresas, o gasto com contratação chega a 100 reais por funcionário.

    O processo de integração do funcionário – que inclui a compra de equipamentos, como computadores, e a criação de e-mail e crachá – também é responsável por tornar mais lenta a admissão.

    Continua após a publicidade

    Para diminuir a burocracia e o custo do funcionário algumas companhias estão digitalizando os processos, dando ao candidato a possibilidade de mandar os dados e documentos pela internet. É o caso da Casa do Pão de Queijo, que conseguiu encurtar o tempo de admissão.

    “Nesse tempo entre ser escolhido e levar a documentação, há a possibilidade de perder o candidato, que pode achar difícil retornar à empresa porque está desempregado, ou às vezes ele está participando de outro processo seletivo. O tempo para admissão aqui caiu de 15 para três ou quatro dias. Eliminamos em 80% a possibilidade de perda de candidatos”, afirmou o gerente de recursos humanos da Casa do Pão de Queijo, Damião Vicente.

    Apesar das vantagens, a digitalização dos processos pode dificultar a admissão dos que não têm smartphones. “Dependendo da vaga pode ser que a pessoa não tenha celular e precise pedir ajuda a algum parente, mas esse problema deve afetar menos de 10% dos candidatos”, disse Martins.

    Ainda assim, 91% dos entrevistados acreditam que no futuro a tecnologia fará parte de todo o processo de contratação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.