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Empresa de leasing pode retomar 20% da frota de aviões da Avianca Brasil

Decisão oficial expira na próxima segunda-feira, 14.; companhia pode perder dez aviões Airbus A320

Por Por Redação
Atualizado em 11 jan 2019, 16h36 - Publicado em 11 jan 2019, 15h17
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  • A empresa de leasing Aircastle, que compra aviões para alugá-los a seus clientes, deve retomar 10 jatos da Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, após uma audiência do processo de recuperação judicial na próxima segunda-feira, 14, disse a Reuters. A ação tem potencial de comprometer os voos de milhares de passageiros. Por sua vez, a Avianca Brasil diz serem apenas especulações.

    Os 10 aviões Airbus A320 representam mais de 20% da frota atual da Avianca Brasil, de acordo com dados fornecidos pela agência reguladora de aviação, Anac. Quando pediu recuperação judicial no mês passado, a companhia admitiu a possível perda de 14 aviões, que segundo ela afetaria 77 mil passageiros em um período de três semanas.

     

    O pedido de recuperação veio depois de anos de prejuízos crescentes e pagamentos atrasados ​​de aeronaves. Ao mesmo tempo em que protege os credores, não cobre arrendamentos, que são a fonte de toda a frota de 46 aeronaves da empresa. Entre o fim de 2016 e setembro de 2018, os passivos da Avianca Brasil para empresas de leasing de aeronaves quintuplicaram para 415 milhões de reais, de acordo com as demonstrações financeiras da empresa.

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    Um juiz manteve a decisão que teria permitido que a Aircastle recuperasse os aviões no mês passado. Essa decisão, no entanto, expira na próxima segunda-feira, 14.

    Desde que essa decisão foi tomada, disse a uma fonte familiarizada com o assunto à Reuters, a Avianca Brasil não fez nenhuma proposta à Aircastle que a permitisse manter os aviões. A companhia deve à Aircastle mais de 30 milhões de dólares, acrescentou.

    O negócio é importante para a Aircastle, uma vez que a Avianca Brasil é seu maior cliente individual, representando cerca de 7% de seu valor contábil, de acordo com as divulgações financeiras da empresa de leasing.

    A Avianca Brasil é separada da Avianca Holdings, com sede na Colômbia. Mas elas são do mesmo dono, o empresário boliviano German Efromovich.

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    A Avianca Brasil pode perder mais aviões no futuro. A GE Capital Aviation Services e uma subsidiária estão buscando retomar 12 Airbus A320 da Avianca Brasil, de acordo com James Luton, um porta-voz da GE.

    Procurada por VEJA, a Avianca Brasil afirmou que nenhuma decisão foi tomada, visto que a audiência ocorre só na próxima segunda-feira. Em nota, disse  “repudiar o conteúdo especulativo da matéria, que irresponsavelmente afirma que aviões de sua frota devem ser tomados. A empresa reforça que segue operando normalmente, os clientes continuam realizando suas reservas e voando com a companhia. De 1º de dezembro até o último dia 7, por exemplo, foram transportados mais de 1 milhão de passageiros em 9.000 voos. Por fim, a companhia reafirma que permanece totalmente focada na continuidade de suas operações.”

    (Com Reuters)

     

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