O que significa emergência nacional de energia que Donald Trump vai decretar
O objetivo da medida, segundo o presidente, é reduzir os custos de energia para a população, liberando autorizações para perfurações de novos poços

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai decretar uma emergência nacional de energia. Segundo Trump declarou em seu discurso de posse como 47º presidente do país, o objetivo da nova gestão é reduzir os custos de energia para a população ao aprovar mais rapidamente uma série de autorizações para perfurações de novos poços de petróleo no país.
“A crise inflacionária foi causada por gastos excessivos e pela escalada dos preços de energia, e é por isso que hoje também vou declarar uma emergência nacional de energia”, afirmou Trump em seu discurso de posse, nesta segunda-feira, 30.
“Nós vamos perfurar, perfurar, perfurar.” Os Estados Unidos são o maior produtor de petróleo bruto do mundo há alguns anos, superando a Arábia Saudita e a Rússia, ainda que uma das grandes promessas do seu antecessor, Joe Biden, era reduzir a dependência dos EUA dos combustíveis fósseis. “Preenchemos reservas estratégicas e vamos exportar. Esse ouro líquido nos ajudará nesse feito”, afirmou Trump.