Dólar registra forte alta e bate R$ 5,51 após fala de Lula sobre gastos
Presidente colocou em dúvida a possibilidade de cortes, aumentando ainda mais a tensão em relação ao equilíbrio das contas públicas
Por da Redação
26 jun 2024, 11h22
As falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltaram a preocupar o mercado. Nesta manhã, o dólar registra forte alta e chegou a ultrapassar os 5,51 reais. Por volta das 11h15, a moeda é vendida a 5,50 reais, em alta de 0,9%. O Ibovespa recua 0,35%, aos 121 mil pontos.
Em entrevista ao UOL, o presidente colocou em dúvida a necessidade do governo efetuar corte de gastos para melhorar a situação das contas públicas e a perseguição da meta fiscal. Nas últimas semanas, após a devolução da MP do PIS/Cofins, o governo havia recalculado o discurso e falado em corte de gastos, já que a agenda de aumento de arrecadação promovida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfrenta dificuldades no Congresso.
“O problema não é que tem que cortar. Problema é saber se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação”, afirmou o presidente.
Lula ainda acrescentou que seu governo está fazendo uma análise sobre se está havendo “gasto exagerado”, mas que isso está sendo feito “sem levar em conta nervosismos do mercado”. Nas próximas semanas, Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, devem apresentar um plano de cortes. Na fala de hoje, o presidente rechaçou qualquer possibilidade de mexer na política do salário mínimo ou desvincular benefícios do piso nacional, ideias que estão em estudo nos ministérios.
Continua após a publicidade
Além da tensão local, o dólar também tem um dia de forte valorização no exterior. No caso do iene, que atingiu seu nível mais baixo desde 1986. Isso mantém os mercados cambiais alertas para qualquer sinal de intervenção das autoridades japonesas para impulsionar sua moeda.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.