Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Dólar despenca e bolsa dispara com resultados das eleições

Bolsonaro recebeu 46,04% dos votos válidos enquanto o petista Fernando Haddad, que vai disputar com ele o segundo turno, somou 29,26% dos votos

Por Redação
Atualizado em 8 out 2018, 14h07 - Publicado em 8 out 2018, 10h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mercado fica eufórico com resultado distância entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad no primeiro turno (Adriano Machado/Rodolfo Buhrer/Reuters)

    O dólar desaba nesta segunda-feira, sendo negociado a 3,761 reais por volta das 12h00 – uma desvalorização de 2,49%. A queda é reflexo da euforia do mercado financeiro após a expressiva votação de Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno da disputa pela Presidência da República. Na bolsa de valores de São Paulo, a B3, o Ibovespa, principal indicador, dispara 3,9%, a 85.521 pontos.

    No domingo, os brasileiros foram às urnas para escolher seus próximos representantes. Na corrida pelo Planalto, Bolsonaro recebeu 46,04% dos votos válidos enquanto o petista Fernando Haddad, que vai disputar o segundo turno contra o capitão da reserva, somou 29,26% do total.

    “Primeiro, existe a perspectiva de que Bolsonaro vai ganhar. Com a base que ele tem [na Câmara e no Senado], há espaço para realizar as reformas que ele deseja. Havia dúvida sobre a capacidade de encaminhamento dessas propostas”, explicou o economista-chefe da Spinelli, André Perfeito.

    O PT tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 56 cadeiras, e o PSL tem 52. Segundo Perfeito, apesar do resultado, o PT está mais “frágil”.

    Continua após a publicidade

    Na bolsa, a euforia é semelhante. “O Ibovespa, provavelmente, vai bater os 90.000 pontos e o dólar vai continuar recuando. Mas isso não significa que os problemas de nossa economia foram resolvidos”, disse o economista da Global Financial Advisors, Miguel Daoud. “A partir de agora, o mercado passa a olhar a capacidade de um possível governo Bolsonaro de resolvê-los.”

    Segundo ele, o mercado só vai sofrer volatilidade após os candidatos divulgarem suas propostas. “O mercado tem esse comportamento: exagera no pessimismo e no otimismo. Ainda é cedo para achar que o mercado terá um comportamento diferente do que está tento hoje.”

    Algumas das ações prediletas dos investidores nos momentos de alta de Bolsonaro têm bom desempenho. Petrobras sobe 8,1%, cotada a 25,89 reais, enquanto que Banco do Brasil sobe 9%, a 38,94 reais. Os papeis das Forjas Taurus sobe 0,9%, cotados a 5,65 reais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.