Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Copom corta Selic para 8,25%, o menor valor desde 2013

Redução na taxa básica dos juros é a oitava seguida desde que o Banco Central iniciou o atual ciclo de cortes, em outubro de 2016

Por Da redação
Atualizado em 6 set 2017, 22h04 - Publicado em 6 set 2017, 18h01

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, manteve o ritmo de cortes na taxa básica de juros e baixou a Selic em 1 ponto porcentual, para 8,25%. A decisão foi tomada por unanimidade. Essa é a oitava redução consecutiva desde outubro do ano passado. Com isso, a taxa chega ao menor patamar desde julho de 2013, quando subiu a 8,50%.

O resultado era esperado pelos economistas de mercado, segundo as previsões do último Boletim Focus. Com o novo patamar, a poupança passa a ter nova regra para seu rendimento, que ficará inferior ao que ocorria quando a Selic estava em 8,50%.

Os economistas do Banco Central consideram que a economia se recupera em ritmo gradual e que o comportamento dos preços e o cenário externo continuam favoráveis. Na manhã desta quarta-feira, o IBGE divulgou informação de que o IPCA, índice oficial de inflação do país, acumulou alta de 1,62% nos primeiros oito meses do ano, o ritmo mais fraco para o período desde a criação do Plano Real, em 1994.

O Copom também indicou que deverá fazer um corte menor que 1 ponto porcentual na Selic em outubro. “Para a próxima reunião, caso o cenário básico evolua conforme esperado, e em razão do estágio do ciclo de flexibilização, o Comitê vê, neste momento, como adequada uma redução moderada na magnitude de flexibilização monetária. Além disso, nessas mesmas condições, o Comitê antevê encerramento gradual do ciclo”, disse a instituição em nota. Os analistas consultados pelo Focus esperam que os juros encerrem o ano em 7,50%.

A taxa Selic

A Selic é a taxa usada como referência para definir os juros pagos em diversos contratos do sistema financeiro, de empréstimos para a compra de imóveis a cartões de crédito. Ela é definida em reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), que é parte do Banco Central, em reuniões que ocorrem a cada 45 dias. O BC altera a taxa básica de juros para controlar a inflação, por meio da influência que a Selic tem na oferta de dinheiro disponível no mercado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.