Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Consórcio de empresas arremata a Amazonas Energia

Leilão de distribuidora da Eletrobras foi realizado após uma série de decisões judiciais que adiaram a venda da companhia

Por Redação
Atualizado em 11 dez 2018, 11h54 - Publicado em 10 dez 2018, 17h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Consórcio Oliveira Energia / Atem arrematou nesta segunda-feira, 10,  a Amazonas Energia. Esse foi o quinto leilão de privatizações de distribuidoras controladas pela Eletrobras, realizado na sede da B3, em São Paulo.  A empresa foi a única a apresentar lance.

     A Amazonas Energia atende 62 municípios do Amazonas, atendendo 897 mil consumidores. O consórcio é formado por empresas do Amazonas e já havia vencido o leilão pela Boa Vista Energia, a empresa que opera nos Sistemas Isolados do Norte do País.

    Em julho, o governo federal vendeu a Companhia Elétrica do Piauí (Cepisa) para a Equatorial Energia. Em agosto, outras três companhias foram arrematadas em um único leilão: Eletroacre e Ceron foram adquiridas pela Energisa, e a Boa Vista Energia ficou com o consórcio Oliveira Energia. 

    Pela deficitária e endividada Amazonas Energia, o consórcio com as empresas apresentou lance sem deságio, que significa que não haverá redução nas tarifas dos clientes da elétrica do Amazonas quando os novos operadores assumirem o ativo.

    Após a venda da Amazonas Energia, restará apenas a Companhia Energética de Alagoas (Ceal) para ser licitada. A Ceal está com leilão marcado para 19 de dezembro. 

    Continua após a publicidade

    Em fevereiro, a assembleia da Eletrobras aprovou a venda de seis distribuidoras da região Norte que estavam deficitárias. A empresa assumiu R$ 11,2 bilhões em dívidas.  

    Caso as distribuidoras não fossem vendidas, a Eletrobras faria a liquidação das empresas, ou seja, encerraria a operação.

    Adiamentos

    O leilão da Amazonas Energia aconteceu após uma série de adiamentos. A data inicial para a venda era 26 de julho. Mas a demora em aprovar um projeto no Congresso para facilitar a venda das distribuidoras e uma série de decisões judiciais levou a adiamentos seguidos.

    Continua após a publicidade

    O último leilão estava agendado para 27 de novembro, mas foi adiado após uma decisão da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro.

    (Com Reuters)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.