Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Como vai funcionar a parceria da Nestlé e da Enel para produzir energia eólica

Empresas vão criar três consórcios para abastecer cinco fábricas da Nestlé em diferentes regiões do Brasil

Por Camila Pati Atualizado em 19 set 2024, 17h09 - Publicado em 19 set 2024, 15h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Nestlé Brasil e a Enel Brasil anunciaram uma parceria para criar três consórcios de produção de energia eólica, para abastecer cinco fábricas da Nestlé em diferentes regiões do Brasil.

    O contrato assinado prevê a construção de usinas eólicas no complexo Cumaru, no Rio Grande do Norte, que serão operadas pela Enel Green Power, divisão de energias renováveis do Grupo Enel.

    A Nestlé terá uma participação de 40% a 47% em cada usina. Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil, afirmou que a iniciativa vai melhorar as operações da empresa e reduzir o desperdício de recursos. A Nestlé já utiliza energia renovável em suas fábricas desde a década de 1980 e, desde 2017, todas suas unidades são abastecidas exclusivamente por energia elétrica renovável.

    Melchior destacou que diversificar as fontes de energia é importante para a empresa alcançar a meta de neutralidade de carbono (NetZero) até 2050. A autoprodução permitirá maior previsibilidade nos custos e melhor gestão dos recursos. “Nosso compromisso com a sustentabilidade não termina aqui; continuaremos a inovar”, afirmou o executivo em nota.

    A energia vai alimentar as fábricas da Nestlé localizadas nos estados de São Paulo (nas cidades de São José do Rio Pardo e Ribeirão Preto), Espírito Santo (em Vila Velha) e Minas Gerais (nos municípios de Ibiá e Ituiutaba). A Enel Green Power será responsável pela operação dos parques eólicos. A operação recebeu aprovação do CADE e está aguardando o aval final da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  A previsão é que as cinco fábricas comecem a receber energia eólica gerada pelas usinas do consórcio a partir de 2025.

    Antonio Scala, CEO da Enel Brasil, ressaltou, em nota, a importância da parceria para aumentar o uso de energia limpa no país. Ele destacou que o acordo reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade e representa um avanço na transição energética e na diversificação das fontes renováveis no Brasil.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.