Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Comissão do Senado e TCU vão apurar política de preços da Petrobras

Investigação focará forma de definição de valores adotada a partir de outubro de 2016

Por da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h28 - Publicado em 23 abr 2019, 20h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado aprovou nesta terça-feira, 23, a apuração, com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU), da atual política de reajuste de combustíveis praticada pela Petrobras, sobretudo da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. A comissão poderá realizar audiência pública antes de apresentar, discutir e votar o relatório final da proposta.

    A investigação será focada na política de preços adotada pela Petrobras a partir de outubro de 2016, “que atrela os valores domésticos aos praticados no mercado internacional, promove insegurança e imprevisibilidade, sobretudo em um país cujo pilar central de mobilidade é o transporte rodoviário”, afirma a proposta apresentada no ano passado pela ex-senadora Vanessa Grazziotin.

    O reflexo mais nítido deste problema, segundo ela, “foi a paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018, e os impactos dela decorrentes”, afirma na justificativa da apuração.

    Rodrigo Cunha (PSDB-AL), relator da matéria, afirmou em sua decisão que o “assunto é pertinente e diz respeito a todos os brasileiros”. Entre as medidas, a comissão fará uma análise das competências dos administradores da Petrobras e do poder Executivo para determinar a política de preços e uma avaliação quanto à eventual interferência do governo e a legalidade das ações com esse objetivo. “Também se dedicará à identificação de eventuais associações entre a política de preços e condutas ilícitas e à apuração de responsáveis por eventuais danos à estatal, antes e depois de outubro de 2016”, explica a comissão, em nota.

    Continua após a publicidade

    Política de preços

    A política de preços da estatal busca a paridade de importação, tendo como referência indicadores internacionais como câmbio e petróleo, em busca de rentabilidade, segundo a Petrobras. Eventuais perdas com a manutenção dos preços seriam evitadas com hedge.

    No mês passado, a Petrobras, a pedido do governo, diante de ameaça de greve dos caminhoneiros, estendeu o prazo de reajuste do combustível. A companhia se comprometeu a não fazer reajustes inferiores a 15 dias. Anteriormente, a empresa adotava uma política de mantê-los estáveis por curtos períodos de tempo de até sete dias. 

    No dia 22, a Petrobras modificou a forma de divulgação dos preços do diesel e da gasolina vendidos no Brasil. O valor diário dos dois combustíveis em cada um dos 37 pontos de venda espalhados pelo país passaram a ser disponibilizados diariamente no site da petroleira. Segundo a empresa, a medida visa dar mais transparência ao processo, já que anteriormente era divulgada uma média dos preços no país.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.