Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Comercial da Audi compara mulher a carro usado e causa revolta

Vídeo mostra mãe de noivo inspecionando noiva no altar e é parte de campanha de divulgação da certificação de automóveis usados da empresa na China

Por Da redação
Atualizado em 19 jul 2017, 19h57 - Publicado em 19 jul 2017, 17h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um comercial da montadora alemã Audi que compara mulheres a carros usados está causando revolta na China. O anúncio é parte da campanha de divulgação do serviço de vendas de automóveis de segunda mão que são certificados pela empresa.

    O vídeo começa com um casal jovem no altar, prestes a se casar, quando a mãe do noivo interrompe a cerimônia para ‘examinar’ a noiva. Depois de verificar o nariz e as orelhas da mulher, e abrir sua boca para verificar os dentes, a mãe fica satisfeita e dá seu ‘o.k.’ aos noivos.

    Em seguida, a cena muda para um carro da Audi sendo dirigido pelas ruas com uma voz que diz: “Uma decisão importante deve ser feita com muito cuidado”. O anúncio termina mostrando um certificado usado em veículos Audi usados, com o narrador dizendo: “Apenas com certificado oficial você pode ter certeza”.

    A propaganda não foi bem recebida no país. Centenas de usuários criticaram a marca, no Weibo – rede social chinesa semelhante ao Twitter –  pelo anúncio considerado sexista. Muitos ainda disseram que vão boicotar a marca. “Isso é inaceitável”, disse um internauta, enquanto outros comentaram quão “nojenta” a campanha é.

    Continua após a publicidade

    A hashtag ‘Propaganda da Audi de carros usados’ foi vista mais de 300.000 vezes na rede social na manhã desta quarta-feira.”A maioria das empresas não sabe o conceito de equidade de gênero nem os reguladores [de publicidade] da China”, disse Li Maizi, uma ativista feminista chinesa à rede americana CNN.

    Um porta-voz da Audi disse ao jornal chinês South China Morning Post que o caso está sendo investigado e que a responsabilidade pelo comercial é do departamento de marketing do seu parceiro no país, a FAW-Volkswagen. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o anúncio.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.