Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

China aperta o cerco aos aplicativos

Agências governamentais terão autonomia para adotarem medidas cautelares sobre o impacto dos aplicativos, com "revisão de segurança"

Por Renan Monteiro 14 jun 2022, 18h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Xi Jinping
    O presidente da China, Xi Jinping (Mikhail Svetlov/Getty Images)

    A China adotará novas medidas para maior controle do tráfego de informações em aplicativos utilizados pela população local. Segundo a Administração do Ciberespaço (CAC), entidade estatal, os provedores de aplicativo de celulares devem adotar medidas mais restritivas para evitar atividades que coloquem “em risco a segurança nacional”. Outro ponto em destaque é uma detalhada “revisão de segurança” em apps com funções que poderiam influenciar a opinião pública. As novas regras, sem mais detalhes divulgados, entrarão em vigor a partir do dia primeiro de agosto deste ano.

    O CAC é o órgão de regulação central da internet na China e já havia lançado um pacote de medidas de cibersegurança em julho de 2021. Em parceria com outros órgãos governamentais, o combo de medidas incluiu a obrigação de plataformas que detêm informações pessoais de mais de 1 milhão de usuários serem submetidas à revisão de segurança – se desejarem ser listadas em países estrangeiros.

    Tais regras proporcionam às agências governamentais maior autonomia para adotarem medidas cautelares sobre o impacto dos negócios digitais no país. Com forte concentração de mercado, o ambiente digital da China é marcado pela presença dos superapps, dentre os quais o WeChat é grande destaque, ao combinar diversas funcionalidades, incluindo serviços financeiros, compras, transporte e delivery. Mas o governo central demonstra cada vez mais interesse em controlar todo esse poder.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.