Carnaval fora de época vira ponto facultativo e terá emenda para servidor
Ministério da Economia decretou 'ponte' no dia 22 de abril; para quem trabalha com carteira assinada, folga (ou não) depende da decisão do patrão
O Ministério da Economia, responsável pelo calendário de feriados do país, adicionou mais uma folga na folhinha: 22 de abril, aniversário do Descobrimento do Brasil, será ponto facultativo neste ano, conforme portaria publicada nesta terça-feira, 19, no Diário Oficial da União. Com isso, servidores públicos federais não terão expediente um dia após o Tiradentes, quando será festejado o Carnaval fora de época no país.
Com o avanço da variante ômicron, a folia marcada para 1º de março não teve festejos típicos, como desfile de escolas de samba e grandes festas de Carnaval. A maioria dos estados puxou a festa para o feriado de Tiradentes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, que realizarão os desfiles no Anhembi e na Marquês de Sapucaí, respectivamente, a partir de sexta-feira, as prefeituras já haviam decretado a emenda. No Rio, inclusive, a quarta-feira pré-Tiradentes também é ponto facultativo.
O decreto do Ministério da Economia, no entanto, não muda nada para quem é CLT. Conforme explicou VEJA, a decisão da emenda ou não do feriadão é de decisão de cada empresa. Assim, caso o patrão permita a folga na sexta-feira, pode decidir pela compensação das horas. No caso de outros servidores públicos, a folga ou não na “nova” sexta-feira gorda, depende de governos estaduais e municipais.