Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro faz defesa da independência do Banco Central

O presidenciável tem participado de encontros com especialistas para falar sobre economia brasileira e mundial

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h21 - Publicado em 14 nov 2017, 17h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato à Presidência da República, divulgou comunicado nas redes sociais em que defende a independência do Banco Central. Assinado pelo economista Abraham Weintraub, pelo advogado Arthur Bragança Weintraub e pela equipe de Bolsonaro, o texto define o que é tripé macroeconômico logo nos primeiros parágrafos.

    “No tripé macroeconômico (taxa de câmbio flutuante, metas de inflação e superávits primários), o Banco Central é responsável por dois dos três pilares”, afirma o texto.

    Em entrevista ao programa da jornalista Mariana Godoy, da RedeTV!, Bolsonaro se enrolou ao falar sobre tripé econômico. Questionado sobre o assunto, ele disse que não entendia muito bem de economia e quem falaria sobre o tema seria sua equipe econômica no futuro.

    Além de divulgar esse comunicado aos cidadãos brasileiros, Bolsonaro tem se esforçado para aprender sobre economia. O presidenciável tem participado de encontros semanais com o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Adolfo Sachsida para discutir temas da economia brasileira e mundial. Sachsida afirma que não é professor de Bolsonaro, mas que integra um grupo de 11 economistas e intelectuais que têm mantido interlocução com o parlamentar.

    Continua após a publicidade

    O comunicado também faz críticas à herança econômica deixada pelos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff. “Hoje, após o desastre em que Lula nos deixou, com seus ungidos Dilma/Temer, nossa taxa de investimento é baixíssima. Há uma enorme capacidade ociosa e nossa pequena poupança interna nos atende. Mesmo assim, o déficit em transações correntes prova que o financiamento do déficit do setor público vem do exterior. Quando voltarmos a crescer, teremos o mesmo problema de sempre: trazer poupança do exterior, o que é volátil!”

    No documento, ele afirma que sabe que irá “enfrentar grupos organizados sem escrúpulos que, novamente, ‘farão qualquer coisa’ para vencer as próximas eleições”. “Nossa arma será a verdade! Enquanto a esquerda prefere gurus do Nacional Socialismo como Joseph Goebbels: ‘Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade’; nós ficamos com Galileu Galilei: eppur si muove! Todavia, a convicção que venceremos vem de João 8:32 ‘E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.'”

    Por fim, afirma que utilizará as redes sociais para se comunicar. “Acreditamos que esse formato institucional evitará que pessoas desqualificadas e mal intencionadas ganhem com especulações, boatos e as conhecidas Fake News.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.