Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

BC autoriza compra da XP pelo Itaú, mas limita compra de controle até 2026

Banco não pode deter mais que 49,9% das ações ordinárias, que dão direito a voto

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 10 ago 2018, 15h33 - Publicado em 10 ago 2018, 10h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Itaú Unibanco informou nesta sexta-feira 10 que recebeu autorização do Banco Central para compra de participação na XP, mas com restrições. Por meio de um acordo assinado com o BC, o maior banco privado do país se comprometeu a não assumir o controle da empresa de investimentos nos próximos oito anos. Ou seja, o controle poderá ser adquirido a partir de 2028, desde que ocorra a aprovação dos órgãos reguladores.

    A autorização ocorre após exigências feitas em abril pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

    Em 31 de agosto, o Itaú vai consumar a aquisição de 5,7 bilhões de reais em ações da XP Holding, valor correspondente à fatia de 49,9% (ou 30,1% do capital votante) da empresa, além de aportar 600 milhões de reais. Os valores estão sujeitos a ajustes desde 11 de maio de 2017, quando foi anunciada a negociação, até a efetiva liquidação financeira. Os vendedores das ações são XP Controle Participações S.A, G.A. Brasil IV Fundo de Investimento em Participações e Dyna III Fundo de Investimento em Participações.

    O acordo admite a possibilidade de novas aquisições em 2022, com as quais a participação do Itaú pode chegar a até 62,4% do capital da XP Holding, ou 40% das ações ordinárias, que dão direito a voto. Porém, para isso, será necessário um novo processo de autorização junto ao Banco Central.

    “Estamos felizes com o desfecho desta operação. Este é um modelo de negócios diverso daquele que pode ser perseguido pelo banco diretamente, que acreditamos ter grande potencial de crescimento, e se enquadra na nossa estratégia de reforçar as receitas não diretamente vinculadas a risco de crédito ou de mercado”, afirma Candido Bracher, presidente-executivo e CEO do Itaú Unibanco, por meio de nota à imprensa. “Ao mesmo tempo, a XP continuará a ter uma gestão independente, contribuindo para a evolução natural na forma de consumir serviços financeiros no Brasil, conforme anunciado em maio de 2017”, diz Bracher.

    Continua após a publicidade

    O Itaú Unibanco permanece com o direito de indicar dois de sete membros do Conselho de Administração da XP Holding.

    Também em nota, o CEO do Grupo XP, Guilherme Benchimol, diz que a operação aumenta ainda mais o potencial de crescimento da empresa, “mantendo nossa total autonomia e independência no controle e gestão da companhia”. “Dedicaremos todos os nossos esforços para continuar construindo a melhor experiência de investimentos do País”, conclui o executivo e sócio fundador.

    Acordo

    Segundo nota do Banco Central, “o acordo viabiliza o investimento na XP, mas preserva sua independência”. Nos termos aprovados pelo BC, foram excluídas do texto inicial, a compra, pelo Itaú Unibanco, de 12,5% do capital total da XP em 2020 e as opções de venda do controle acionário da XP ao Itaú Unibanco, a partir de 2024, ou de compra do controle (pelo Itaú Unibanco), a partir de 2034.

    Continua após a publicidade

    Pelo acordo, ficam o Itaú Unibanco e a XP obrigados a contratar auditoria de alto nível para auditar o cumprimento do acordo até o fim de seu período de vigência, de quinze anos, e a remeter os respectivos relatórios ao BC.

    A multa em caso de descumprimento integral do acordo pelo Itaú Unibanco é de 2 bilhões de reais e pela XP, de 500 milhões de reais, além de multas específicas para cada uma das restrições previstas, com acréscimo de 50% nos valores em caso de reincidência.

    O BC frisa que o acordo também prevê que o Itaú Unibanco não poderá exercer influência ou ingerência na XP durante sua vigência. O banco fica impedido de indicar diretor para as áreas financeira e de operações da XP, de ter acesso à base de dados de clientes e de prestadores de serviços relacionados com as operações dessa instituição e de influenciar as reuniões do seu grupo de controle, previstas para ser realizadas previamente às assembleias.

    Continua após a publicidade

    O Itaú tampouco pode adquirir o controle ou participação em outras plataformas abertas de investimento.

    A XP, por sua vez, não poderá privilegiar o Itaú Unibanco na contratação de operações e de serviços bancários relacionados à movimentação de recursos de seus clientes e deverá divulgar regras para inclusão e para exclusão de participantes na plataforma. A XP estará proibida de permitir o exercício de influência ou de ingerência do Itaú Unibanco nas suas áreas financeira e de operações.

    Ainda de acordo com informações do BC, a XP terá a proibição de adquirir controle ou participação em plataformas abertas; de estabelecer exclusividade contratual ou sob qualquer outra forma em relação aos agentes de distribuição de investimentos e aos correspondentes bancários que contratar; e de realizar discriminação de produtos de terceiros distribuídos por meio de sua plataforma.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.