Após recuperar os 124 mil pontos, Ibovespa se prepara para nova alta
Abertura de mercado: na véspera, bolsa conseguiu passar ao largo da volatilidade global. EWZ, fundo que representa a bolsa em NY, sobe mais de 1% nesta terça

Os futuros das bolsas americanas amanhecem em alta nesta terça-feira, em um esforço para superar a sangria registrada na véspera. Os mercados globais foram arrastados pela chegada de um concorrente chinês do ChatGPT, o DeepSeek, que, além de tudo, demanda menos capacidade de processamento dos chips.
Trata-se de uma nova etapa na corrida pela nova fronteira tecnológica, isso após a Nvidia ter surfado sozinha a onda. Os papéis da companhia avançam 5% no pré-mercado, após o impressionante tombo de mais de 16% na véspera.
Ainda mais marcante foi a capacidade do Ibovespa de passar ao largo da volatilidade global. A bolsa brasileira avançou quase 2% na segunda e recuperou o patamar de 124 mil pontos. A tendência de alta firme continua nesta terça: o EWZ, fundo que representa a bolsa brasileira em Nova York, avança 1,42% no pré-mercado.
A agenda de indicadores é fraca tanto no Brasil quanto no exterior. O destaque doméstico é a divulgação dos dados de arrecadação fechados de 2024. Até novembro, a Receita Federal havia coletado 10% a mais em impostos, em linha com os dados da atividade econômica, que continuam superando as previsões dos economistas.
No fim do dia, a Vale divulga o relatório de produção do quarto trimestre, uma espécie de prévia dos resultados financeiros da empresa. É o primeiro sinal de que a temporada de resultados fechados de 2024 está chegando.
O dado se contrapõe ao vácuo de notícias sobre o mercado de minério. A China entrou no feriado de Ano-Novo Lunar, que paralisa as negociações da commodity em Dalian.
Agenda do dia
10h30: Receita Federal divulga arrecadação de dezembro e compilado de 2024; entrevista à imprensa ocorre às 11h
Durante o dia: Início da reunião do Copom
Balanços
Antes da abertura: Boeing e General Motors
Após o fechamento: Relatório de produção da Vale
Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura de mercado’ enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui