Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

AGU avalia ações contra JBS por crimes investigados pela CVM

Para ela, a sociedade ficou "perplexa" com os desdobramentos da delação, em especial à "nova realidade de vida" dos delatores

Por Da redação
Atualizado em 30 Maio 2017, 20h07 - Publicado em 30 Maio 2017, 20h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Grace Mendonça
    O presidente da República, Michel Temer participa da cerimônia de posse de Grace Maria Fernandes Mendonça no cargo de Advogada Geral da União, em Brasília (DF).  (Beto Barata/PR/Divulgação)

    A advogada-geral da União, Grace Mendonça, afirmou nesta terça-feira que o órgão vai entrar com ações contra a JBS se forem confirmadas as denúncias de crimes financeiros que estão sendo investigadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de que o grupo supostamente se beneficiou com a compra de dólares e vendas de ações no período em que foram divulgadas as delações dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

    A advogada criticou a imunidade dada aos delatores no acordo de colaboração premiada celebrado com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Para ela, a sociedade ficou “perplexa” com os desdobramentos da delação, em especial à “nova realidade de vida” dos delatores “com praticamente imunidade na perspectiva criminal”.

    “A perplexidade da população foi exatamente esta: feita uma delação, vai-se para um outro país com todo uma condição favorável, não é? Faz-se uma operação na Bolsa de Valores, que a Advogacia-Geral entrará com as ações, a AGU já aguarda levantamento da Comissão de Valores Mobiliários”, disse a advogada.

    Continua após a publicidade

    Ela afirmou que, se ficar comprovado algum dano ou prejuízo para o sistema, a AGU tem competência para mover ações voltadas a restabelecer esse prejuízo. A instância desse processo e os alvos – se apenas a empresa ou também os executivos – vai ficar decidido após as constatações da CVM, reforçou a advogada. “Comprovado algum dano, prejuízo para o sistema, a Advocacia-Geral da União tem competência para mover ações voltadas a buscar a reparação desse prejuízo”, disse.

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.