Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

85% dos brasileiros vão usar 13º salário para pagar dívidas 

Porcentual subiu em relação aos anos anteriores, diz pesquisa, que mostra que a intenção de utilizar o dinheiro para compras de Natal caiu 16.67%

Por Da Redação Atualizado em 4 jun 2024, 18h12 - Publicado em 27 nov 2017, 17h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O porcentual de consumidores que pretendem usar o 13º salário para pagar dívidas aumentou. É o que mostra uma pesquisa realizada, junto a 1.045 consumidores de todas as classes sociais, pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Dos entrevistados, 85%  têm esse objetivo este ano, enquanto em 2016, eram 81% e, em 2015, 74%. 

    A grande maioria , 94%, tem dívida no cheque especial e no cartão de crédito e pretende regularizar a situação com as duas parcelas do 13º salário, pagas nos dias 30 de novembro e 20 de dezembro. O cartão é a linha de crédito mais presente na composição de dívidas em aberto, 51% – um crescimento de 6,25% em relação a 2016. O cheque especial também aumentou 4,88%, chegando a 43% dos consumidores endividados nessa modalidade.

    Consequentemente, a intenção de compra de presentes caiu 16,67%. Aplicar o dinheiro para usar nas despesas de janeiro, como o pagamento de IPVA, IPTU, matrículas e materiais escolares, deixou de ser o plano de 33,33% este ano.

    Continua após a publicidade

    Consumo

    Segundo a pesquisa, roupas, com 70%, e celulares, com 61%, são os produtos mais almejados neste fim de ano. Brinquedos atraem  42%, uma redução de 4,55% em relação a 2016, que pode ser atribuída à mudança de hábitos de consumo do público infantil,  que vem preferindo cada vez mais produtos eletrônicos e celulares, acredita a Anefac.

    Mas diminuir gastos no Natal e fazer compras à vista, evitando contrair mais dívidas, é uma preocupação do brasileiro. Houve um aumento de 1,16% no número de consumidores que querem utilizar recursos próprios para as compras de Natal e uma redução de 22,22% entre aqueles que vão utilizar financiamentos bancários.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.