Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

82% dos varejistas não vão abrir vagas de fim de ano

De acordo com o levantamento, empresários vão abrir menos vagas temporárias que no ano passado

Por Da redação
4 out 2017, 15h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Oito em cada dez (82%) empresários não contrataram e nem pretendem contratar trabalhadores para este fim de ano, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).  Só 13% dos empresários devem reforçar o quadro de funcionários durante o período.

    Com isso, os setores de varejo e serviço devem criar 51.000 novas vagas temporárias para o fim do ano. Após o período festivo, 56% dos empresários não têm intenção de efetivar os funcionários. Outros 28% pretendem efetivar os colaboradores.

    Entre os que não pretendem contratar, 49% dizem que a atual equipe conseguirá atender o volume de clientes e não veem necessidade de contratação. Outros 18% afirmam que o movimento no final do ano não deve aumentar (18%).

    Para justificar o pessimismo, 33% dos empresários citaram as mudanças na política e no cenário econômico e também o desemprego (29%).

    O principal motivo entre os que pretendem contratar é suprir o aumento da demanda no final do ano (75%). Para 74% desses empresários, a expectativa é contratar de um a cinco funcionários, sejam efetivos ou temporários.

    Mesmo entre os que vão contratar funcionários para o fim do ano, 22% afirmam que o incremento de mão-de-obra será menor em 2017 do que em 2016. Para estes empresários, a baixa contratação é decorrente do não aumento significativo do movimento de clientes no final deste ano (35%).

    Apenas 40% dos lojistas vão assinar a carteira de trabalho dos contratados de fim de ano. Os empresários que vão fazer a contratação informal (35%) justificam que essa é uma solução para a necessidade específica do Natal (39%).

    Os entrevistados que vão reforçar o quadro de funcionários citam dois motivos para a expectativa positiva: as vendas acima do esperado em outras datas comemorativas de 2017 (20%) e as mudanças na política e no cenário econômico (19%).

    Continua após a publicidade

    Perfil das contratações

    Ainda segundo o levantamento do SPC Brasil e da CNDL, mulheres (45%) e adultos com até 34 anos (55%) têm preferência entre os empresários na hora da contratação.

    Possuir experiência anterior na área é um requisito para 44% dos empregadores, outros 44% não fazem exigência de competência ou cursos. Ensino médio completo é um requisito para 40% dos empresários.

    Para essa época do ano, os profissionais mais procurados são vendedores (35%), ajudantes (vendas, repositor, serviços gerais, etc) (16%) e balconistas (10%).

    Em média, esses funcionários serão contratados por 3,5 meses, com um salário de 1.400 reais. A carga horária para essas vagas varia entre sete e oito horas diárias.

    Continua após a publicidade

    Entre agosto e setembro, 19% dos lojistas já haviam escolhido funcionários, outros 31% vão fazer as contratações em outubro e 21% em novembro. Para a pesquisa foram entrevistados 1.168 empresários.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.