(Atenção: este texto contém spoilers do segundo episódio da oitava temporada de Game of Thrones.)
O segundo episódio da última temporada da série Game of Thrones, que foi ao ar na noite de domingo 21, não teve mortes nem confrontos, mas uma cena em especial emocionou o público. Enquanto esperava pela chegada dos Caminhantes Brancos, encontro que deve acontecer no terceiro episódio, um grupo se reuniu diante da lareira em Winterfell e Tyrion Lannister (Peter Dinklage) pediu que alguém cantasse uma música.
Quem respondeu, revelando uma voz surpreendentemente penetrante, foi o ex-escudeiro atrapalhado Podrick Payne (Daniel Portman), que entoou uma canção melancólica chamada Jenny of Oldstones enquanto a câmera percorria o castelo flagrando gestos de afeto e paz às vésperas da guerra contra os mortos. Quando subiram os créditos finais, a canção foi novamente executada, mas dessa vez por uma voz bem mais conhecida: a da cantora Florence Welch, da banda Florence + The Machine.
Esta é a segunda vez que a artista colabora com a série. Em 2012, Florence participou do trailer da segunda temporada de Game of Thrones com a canção Seven Devils, do álbum Ceremonials (de 2011). Jenny of Oldstones, diferente daquela, foi escrita especialmente para o seriado, aparecendo primeiro nos livros de George R.R. Martin e ganhando sua melodia pelo compositor da abertura, Ramin Djawadi.
Logo após a exibição do episódio intitulado A Knight of the Seven Kingdoms, a conta oficial da série no Youtube publicou um vídeo com a versão de Florence contendo as letras da música – que faz referência a uma antiga lenda Targaryen sobre um príncipe que abriu mão da coroa após se apaixonar por uma mulher comum. Em menos de 24 horas, o vídeo já acumulava mais de 1,2 milhão de visualizações. Assista: