Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Taís Araújo: surpresa após revelação sobre diploma de Joana D’Arc Félix

Reportagem do jornal 'O Estado de S.Paulo' contesta documento que comprovaria pós-doutorado da professora brasileira em Harvard

Por Redação
Atualizado em 15 Maio 2019, 16h04 - Publicado em 15 Maio 2019, 10h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Taís Araújo recebeu com surpresa a reportagem do jornal O Estado de S.Paulo que afirma que o diploma que a professora Joana D’Arc Félix de Sousa apresentou como comprovante de seu pós-doutorado na Universidade de Harvard é falso. A assessoria de imprensa da atriz afirma que ela não pretende se pronunciar por enquanto, mas diz que ela ficou surpresa e espera o desenrolar da história. Os planos para o filme que contaria a história da professora brasileira, do qual Taís é produtora, ainda não foram decididos. O longa tem como diretor Alê Braga. Procurado, ele afirma que “é prematuro dizer alguma coisa, estamos analisando a situação e reunindo informações”.

    A reportagem afirma que Joana D’Arc, professora de ensino técnico do Centro Paula Souza, foi entrevistada pelo Estadão em 2017, quando o jornal pediu que ela enviasse uma prova de seu trabalho em Harvard. O jornal recebeu um diploma de 1999, com o brasão da universidade americana e o título, que teria sido conferido à professora, de “Postdoctoral in Organic Chemistry”. A reportagem diz que Harvard informou não emitir diploma para pós-doutorado. Um dos professores citados no documento, Richard Hadley Holm, afirmou que o certificado é falso e que a assinatura atribuída a ele não é a sua.

    O Estadão afirma que a informação sobre o pós-doutorado em Harvard constava no currículo da professora na plataforma Lattes, que reúne informações sobre os pesquisadores brasileiros. Os currículos são atualizados pelos próprios pesquisadores. O de Joana foi atualizado nesta quarta e a menção a Harvard continua no currículo, mas consta como curso “interrompido”.

    A professora também desmentiu uma informação que havia dado na primeira entrevista ao jornal, a de que havia morado na cidade de Cambridge, onde fica Harvard, e trabalhado no laboratório da universidade. Ela disse que não ficou “tempo físico lá”, que conversou com o orientador, mas que a pesquisa foi feita no Brasil. “Eu não menti”, disse Joana, em entrevista a VEJA.

    Joana D’Arc é formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde concluiu graduação, mestrado e doutorado na área de química. Dá aula desde 1999 na Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior, em Franca, interior de São Paulo. Chamou a atenção por sua trajetória – de infância pobre a pesquisadora respeitada e com diversos prêmios.

    Segundo a reportagem, outra inconsistência foi encontrada no currículo da professora. Ela afirmava ter ingressado na Unicamp aos 14 anos. O Estadão, no entanto, encontrou o registro de matrícula da então aluna, que indicava que ela tinha 19 anos quando começou a graduação. Joana D’Arc confirmou que ingressou aos 18, mas disse que foi aprovada no vestibular com 14 anos.

    Em abril, a Globo Filmes anunciou que estava produzindo um filme sobre a história de vida de Joana D’Arc, com Taís Araújo no papel principal. Na semana passada, Taís desistiu do papel, após críticas por ter a pele mais clara do que a professora. A atriz afirmou, então, que continuaria na equipe do longa, como produtora.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.