As infinitas derivações de Star Wars não demonstram o fôlego da saga original. Han Solo: Uma História Star Wars, que conta a origem do personagem imortalizado por Harrison Ford, teve uma estreia fraca para os padrões da franquia e ficou atrás de Deadpool, o longa do anti-herói da Marvel, na bilheteria no Brasil. Por aqui, Han Solo levou cerca de 235.000 pessoas aos cinemas, um faturamento de 4,8 milhões de reais, contra quase 500.000 espectadores e receita de 7,7 milhões de reais de Deadpool, que está em sua segunda semana de exibição, segundo informações da empresa especializada ComScore Brazil.
Nos Estados Unidos, o filme da Disney e da Lucasfilm, uma história que precede a sequência de Star Wars, liderou, mas arrecadou “apenas” 83 milhões de dólares no fim de semana de estreia, valor considerado baixo para um episódio da franquia. O número pode crescer um pouco porque esta segunda-feira é feriado no país, o Memorial Day. No mundo todo, Han Solo fez 148 milhões de dólares, de acordo com o site americano Box Office Mojo.
A segunda antologia independente de Guerra nas Estrelas ficou bem atrás de Rogue One: Uma História Star Wars, de 2016, que rendeu 155 milhões de dólares em um fim de semana de três dias. O lançamento mais recente da franquia — Star Wars: O Último Jedi — foi há menos de seis meses e o segundo filme da trilogia de Star Wars estreou com 220 milhões de dólares no mercado interno.
O filme, dirigido por Ron Howard, tem Alden Ehrenreich como um jovem Han Solo, que faz amizade com seu futuro copiloto e companheiro Wookie Chewbacca, e conhece o notório jogador Lando Calrissian (Donald Glover). Emilia Clarke, Woody Harrelson, Thandie Newton, Paul Bettany, Joonas Suotamo e Phoebe Waller-Bridge completam o elenco.
“Há uma tonelada de grandes bilheterias neste momento”, disse à Reuters Dave Hollis, presidente de distribuição doméstica da Disney, sobre o trio de estreias recentes — Han Solo, Vingadores: Guerra Infinita e Deadpool 2. “Há um cenário aberto para as próximas semanas.”