Uma mostra de filmes em homenagem ao cineasta Tim Burton recebeu aval do Ministério da Cultura para captar quase 500.000 reais através de incentivos fiscais. O projeto, que deverá ser realizado em 2019, tem previsão de passar por três capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
De acordo com o curador do projeto, Bruno Lira Gomes, a mostra reunirá filmes dirigidos e produzidos por Tim Burton, além de longas que serviram de referência para a formação do cineasta americano. “Há um interesse do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) de que a mostra aconteça dentro de unidades da rede, mas isso ainda dependerá da programação do próximo ano”, conta.
A mostra Tim Burton e Suas Histórias Peculiares já foi realizada em Belo Horizonte, em parceria com o Serviço Social do Comércio, o Sesc. Entre outubro e novembro de 2017, foram exibidos cerca de quarenta títulos relacionados ao diretor. “O objetivo é que dessa vez sejam exibidos ainda mais filmes, construindo uma retrospectiva do cineasta”, complementa Bruno.