O ator islandês Stefan Karl Stefansson, que interpretou o vilão Robbie Rotten na série de TV infantil LazyTown, morreu aos 43 anos após uma batalha contra o câncer, segundo o site da BBC. O programa, que foi produzido entre 2004 e 2007, e retomado entre 2013 e 2014, foi transmitido no Brasil pelos canais SBT e Discovery Kids e atualmente está na grade do Boomerang.
Stefansson foi diagnosticado com câncer de pâncreas em 2016, mas afirmou que o tumor tinha sido removido por meio de cirurgia. Nas redes sociais, ele contava sobre o tratamento e, em março deste ano, disse que a doença havia voltado e era inoperável. “Não é até que eles te digam que você vai morrer logo que você percebe quão curta é a vida”, escreveu no Twitter. “O tempo é a coisa mais valiosa da vida porque ele nunca volta. E se você o gasta nos braços de uma pessoa querida ou sozinho na cadeia, a vida é o que você faz dela. Sonhe alto.”
Stefansson trabalhou no cinema e no teatro antes de estrelar em LazyTown como o vilão. O seriado conta a história de uma garotinha chamada Stephanie e seu companheiro de aventuras, Sportacus, que tentam tornar saudáveis os habitantes de uma cidade preguiçosa. Robbie Rotten, por sua vez, se esforça para atrapalhar os planos da dupla. O programa foi transmitido em mais de 180 países.
Stefansson deixa a mulher, Steinunn Olina, e quatro filhos. Nas redes sociais, as duas atrizes que interpretaram a protagonista da série, Stephanie, prestaram homenagens ao ator.