Uma das angústias que se somam ao temor natural de viver em um cenário de pandemia é o escuro em que muitas pessoas ficam, por não conseguirem realizar o teste que dirá se elas são ou não portadoras do coronavírus. Seja pela falta de testes suficientes, ou para evitar a procura dos hospitais, a indicação dos profissionais de saúde é: se apresentou sintomas, fique em casa sob observação — só se os sintomas piorarem, vá a um pronto-socorro.
Foi o passo a passo que J.K. Rowling seguiu, e foi um pouco além. A autora de Harry Potter divulgou no Twitter que sentiu nas duas últimas semanas sintomas do coronavírus, entre eles falta de ar. Ela não foi testada e optou por ficar isolada. Para a dificuldade respiratória, a autora seguiu instruções de um médico, que postou no YouTube um vídeo com técnicas para ajudar a lidar com o problema. Um dos exercícios pulmonares consiste em dois períodos de cinco respirações profundas seguidas; na sexta vez, completando com uma tosse bem forte, para abrir a garganta e o pulmão. O médico também sugere que a pessoa deite de bruços e respire profundamente por dez minutos. “Agora estou totalmente recuperada e as técnicas ajudaram muito”, disse ela. Não se sabe se a falta de ar sentida por J.K. foi forte, e se ela chegou a ser orientada especificamente sobre o sintoma que deveria, sim, levar alguém ao hospital.
ASSINE VEJA
Clique e AssineCom a atitude, J.K. se distancia de diversas celebridades que optaram pelo caminho fácil de fazer o teste — hoje uma regalia possível somente graças à conta bancária e aos meios privilegiados a que ricos e/ou famosos têm acesso. Anitta, por exemplo, voltou de uma viagem das Maldivas e fez, juntamente com o namorado, um teste em casa: o resultado foi negativo. Idris Elba, na Inglaterra, fez o teste mesmo sem ter sintomas, e recebeu o resultado positivo. É genuíno, claro, o desejo de qualquer um de saber se está doente ou não. Mas, enquanto os testes são poucos e indicados para pessoas dos grupos de risco, que outras personalidades aprendam com J.K. Rowling como se portar ao sinal da primeira tosse.
Please watch this doc from Queens Hospital explain how to relieve respiratory symptoms. For last 2 weeks I've had all symptoms of C19 (tho haven't been tested) & did this on doc husband's advice. I'm fully recovered & technique helped a lot.https://t.co/xo8AansUvc via @YouTube
— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 6, 2020