Esfaqueado na última sexta-feira, 12, em um atentado em Nova York, Salman Rushdie está se recuperando bem após ser operado. Neste domingo, 14, o agente do escritor, Andrew Wylie, informou à imprensa estrangeira que o cliente está “no caminho da recuperação”. Ontem, o autor foi extubado e conseguia falar de forma limitada, chegando a brincar com a equipe médica. Rushdie escreveu o polêmico livro Os Versos Satânicos, uma obra considerada blasfêmia pelo Irã, que o jurou de morte em 1989 alegando que seu conteúdo demonizava o Alcorão.
Na sexta, Rushdie estava prestes a dar uma palestra na Chautauqua Institution quando foi surpreendido por um desconhecido que invadiu o palco e desferiu facadas em seu pescoço e corpo. O escritor foi socorrido de helicóptero e submetido a uma cirurgia de emergência. O autor de 75 anos sofreu danos no fígado e nos nervos de um braço e de um olho, disse Wylie anteriormente, e provavelmente perderá o olho ferido.
O premiado escritor foi atacado por Hadi Matar, um jovem de 24 anos que, após o crime, se declarou inocente das acusações de tentativa de assassinato e agressão no ataque. Ele está preso, sem direito a fiança, e autoridades investigam suas motivações.