Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Disney, Warner e Sony suspendem lançamentos e engrossam boicote à Rússia

Gigantes do cinema anunciaram que não irão exibir novos longas no país em resposta à invasão da Ucrânia

Por Amanda Capuano Atualizado em 1 mar 2022, 12h22 - Publicado em 1 mar 2022, 09h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A invasão da Ucrânia pela Rússia gerou sanções e boicotes em todo o mundo. Agora, os grandes estúdios de cinema também estão usando o seu poder cultural para tentar pressionar o país: Disney, Warner Bros., Sony e Paramount anunciaram nessa semana que não irão exibir os próximos lançamentos no país.

    Citando a “invasão não-provocada e a trágica crise humanitária na Ucrânia”, a Disney suspendeu a estreia dos filmes que tinha agendado, como a animação Red: Crescer é Uma Fera, que estrearia na Rússia em 10 de março. A gigante também afirmou que tomará futuras decisões de acordo com a evolução do conflito, e destacou a ajuda aos refugiados por meio de ONGs parceiras.

    Poucas horas depois do anúncio, a Warner Bros suspendeu a estreia de Batman, aguardado longa da DC que chegaria aos cinemas russos na próxima sexta-feira, 4, citando a crise humanitária na Ucrânia. “Continuaremos monitorando a situação à medida que ela evolui. Esperamos uma solução rápida e pacífica para esta tragédia,” diz o comunicado. A Sony veio logo em seguida: “dada a ação militar em andamento na Ucrânia e a crise humanitária que se desenrola naquela região, suspenderemos nossos lançamentos cinematográficos planejados na Rússia, incluindo o filme Morbius”, disse um porta-voz ao The Guardian.

    Continua após a publicidade

    Na fila das concorrentes, a Paramount Pictures é o mais recente estúdio de Hollywood a suspender o lançamento de seus próximos filmes na Rússia, incluindo Cidade Perdida e Sonic 2. “Apoiamos todos os afetados pela crise humanitária na Ucrânia, Rússia e em nossos mercados internacionais e continuaremos monitorando a situação à medida que ela se desenrola,”,disse um porta-voz em comunicado a Variety.

    Além das sanções econômicas, a indústria cultural tem se estabelecido como uma frente numerosa de boicotes ao país, desde o tradicionalíssimo balé, até as artes plásticas e a música. Ciente do poder de isolamento de pressão da indústria cultural, a Academia de Cinema da Ucrânia criou uma petição online pedindo um boicote internacional ao cinema russo e à indústria cinematográfica do país. Embora não seja crucial para Hollywood, o mercado russo rendeu 601 milhões de dólares em bilheteria em 2021, correspondendo a cerca de 2,8% das vendas mundiais de ingressos.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.