O filme Deserto Particular, dirigido por Aly Muritiba, ficou de fora das indicações para o Oscar 2022. O longa era a aposta brasileira para a premiação máxima do cinema. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira, 21, a lista preliminar de filmes estrangeiros e documentários que farão parte da votação para as indicações finais, e o longa brasileiro não se encontra entre os quinze pré-indicados na categoria de filme internacional. A lista oficial de indicações sai em 8 de fevereiro, e a cerimônia de premiação está marcada para acontecer em 27 de março.
O cineasta baiano estava trabalhando duro na campanha para que seu filme conseguisse uma vaga na Oscar nos Estados Unidos. Para isso, Muritiba contou com exibições do filme no Hollywood Brazilian Film Festival, além de ajuda financeira de órgãos como a Ancine, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (SEEC) e do Projeto Paradiso. O objetivo era chamar a atenção da Academia — o que infelizmente não aconteceu. O filme, que já estreou nos cinemas brasileiros, conta a história de um policial curitibano, vivido por Antônio Saboia, que após passar por problemas pessoais decide largar tudo e ir até à Bahia para encontrar a mulher com quem se relaciona na internet.
A última vez que o Brasil foi indicado como melhor filme internacional foi em 1999, com Central do Brasil. Vale lembrar que, antes, o país havia aparecido na categoria três vezes: em 1963, com O Pagador de Promessas; 1996. com O Quatrilho e 1998, com O Que É Isso? Companheiro.
Confira abaixo a lista completa de pré-selecionados a melhor filme internacional no Oscar 2022:
Áustria, Great Freedom
Bélgica, Playground
Butão, Lunana: A Yak In The Classroom
Dinamarca, Flee
Finlândia, Compartment No. 6
Alemanha, I’m Your Man
Islândia, Lamb
Irã, A Hero
Itália, A Mão de Deus
Japão, Drive My Car
Kosovo, Hive
México, Prayers For The Stolen
Noruega, The Worst Person In The World
Panamá, Plaza Catedral
Espanha, The Good Boss