Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Congresso americano debate proposta de lei inspirada em Britney Spears

Legislação pretende autorizar que indivíduos sob tutela possam superar situações opressivas como a da cantora, que tem vida e carreira controladas pelo pai

Por Amanda Capuano 21 jul 2021, 17h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A batalha de Britney Spears por sua independência tem estampado as manchetes nos últimos meses, e acaba de chegar ao Congresso americano. A situação da cantora – que luta para se livrar da tutela judicial que há treze anos mantém sua vida e carreira sob controle do pai – inspirou uma proposta de lei bipartidária que pretende autorizar que uma pessoa sob regime de conservadoria solicite a substituição do tutor nomeado pelo tribunal por um membro da família, tutor público ou agente privado sem que precise comprovar algum tipo de abuso.

    Batizada como Ato de Liberdade e Direito de se Emancipar da Exploração, a proposta foi apresentada à Câmara dos Representantes pela republicana Nancy Mace e pelo democrata Charlie Crist. Se aprovada, a legislação oferecerá subsídio estatal para que assistentes sociais revisem a conservadoria e obrigará tanto eles quanto os tutores públicos a prestar contas sobre suas finanças e apresentar um relatório anual sobre a conservadoria.

    “Ver uma mulher como Britney Spears ter seus direitos humanos mais básicos permanentemente arrancados dela sob o pretexto de ‘proteção’ deveria ser ilegal”, disse Mace ao jornal inglês The Guardian. “Sob o Ato Livre, nós libertaríamos Britney junto com o incontável número de idosos e pessoas com deficiência sendo abusados e explorados por um sistema falido. Tutelas abusivas podem ser um pesadelo sem fim”, complementou Crist, que afirma ser impossível mensurar a quantidade de pessoas mantidas “em cativeiro” pelo sistema de tutela.

    Britney foi submetida à tutela do pai em 2008, e desde então tem suas finanças e carreira controladas por ele, que já impediu que a filha tirasse férias e se negou a autorizar que ela retire um DIU para ter mais filhos. Ativa e sem indícios de que seja incapaz, Britney vem tentando se livrar da tutela, processo que ganhou impulso com a movimentação dos fãs. No dia 14 de julho, a cantora ganhou o direito de escolher o próprio defensor, o advogado Mathew S. Rosengart, antigo promotor federal, bastante conhecido em Hollywood. Segundo o jornal The New York Times, ele deverá adotar agora uma postura mais agressiva pelo fim da tutela.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.