Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Com beijo gay, filme ‘Eternos’ é banido em países do Golfo

Produção da Marvel sumiu da agenda de lançamentos da Arábia Saudita, Qatar e Kuwait; diretora se nega a cortar cenas

Por Marcelo Canquerino 4 nov 2021, 16h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Chegando aos cinemas do mundo este mês, Eternos, filme que dará início à quarta fase do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), foi banido de três países do Golfo: Arábia Saudita, Qatar e Kuwait. Uma rede de cinema local confirmou a proibição, mas não obteve explicações sobre o motivo. Segundo fontes ouvidas pelo jornal americano The Hollywood Reporter, a razão para o banimento envolve a cena de beijo gay entre Phastos (Brian Tyree Henry) e seu marido. O filme seria lançado em 11 de novembro, mas nesta quinta-feira, 4, ele foi discretamente retirado de sites dos países em questão apesar de nos Emirados Árabes ainda constar na lista de lançamentos.

    O estúdio, que ainda não se pronunciou oficialmente, supostamente teria recebido diversos pedidos de censores locais para fazer edições em Eternos, o que foi negado pela Disney. A diretora, Chloé Zhao, vencedora do Oscar de melhor direção este ano por Nomadland, chegou a comentar seu desejo de que não haja nenhum tipo de corte nas cenas de seus personagens gays. “Não sei todos os detalhes, mas acredito que houve discussões e há um grande desejo meu e da Marvel (nós conversamos sobre isso) de não mudar o corte do filme”, disse em outubro durante entrevista ao Indiewire

    Vale lembrar que nestes países a homossexualidade ainda é considerada crime, além de ser punível com morte, no caso da Arábia Saudita e Qatar. Obras com cenas e temáticas LGBT são comumente censuradas na região. Em 2020, a animação da Pixar Dois Irmãos – Uma Jornada Inesperada foi banido no Kuwait, Omã, Qatar e Arábia Saudita por uma única cena que se referia a um casal lésbico. Na Rússia, o filme sofreu uma alteração trocando as falas das personagens de “namoradas” para “parceiras”. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.