Se não fosse a pandemia, o tradicional Festival de Cannes teria premiado no último fim de semana um filme com a cobiçada Palma de Ouro – no ano passado, o vencedor foi o sul-coreano Parasita, que após o festival ganhou projeção mundial e conquistou o Oscar no começo de 2020. Agora cancelado por causa das medidas de prevenção e contenção da Covid-19, o evento, pouco afeito da divulgação de filmes online, tem se adaptado ao novo momento para manter seu selo de qualidade vivo.
O diretor do evento, Thierry Frémaux, detalhou nesta quinta-feira, 28, em entrevista ao site americano The Hollywood Reporter, uma ação em parceria com diferentes festivais pelo mundo. Na próxima semana, ele vai anunciar os filmes selecionados por Cannes para a edição 2020 – uma seleção diferente da original, já que alguns diretores optaram por segurar para o ano seguinte seus trabalhos. Serão 50 títulos que levarão o selo do festival francês, mas serão exibidos em diferentes eventos de cinema pelo mundo, em mostras não-competitivas. Espera-se que o novo e esperado filme de Wes Anderson, The French Dispatch, esteja entre eles.
ASSINE VEJA
Clique e AssineAinda não foram revelados quais festivais terão as obras, mas Veneza já estava em uma negociação avançada com Cannes. Outros na lista são os festivais de Toronto e de Nova York.
Enquanto isso, o Festival de Cannes, um ávido crítico da Netflix e da cultura do streaming, se rendeu (parcialmente) à internet. Os franceses vão participar do We Are One: A Global Film Festival, parceria do YouTube com a Tribeca Enterprises, que reunirá conteúdo com curadoria de vinte festivais mundiais na rede de vídeos. A programação gratuita mundial começa nesta sexta-feira, dia 29 de maio e vai até 7 de junho.