Há menos de duas semanas no ar, a série 13 Reasons Why é a nova queridinha da Netflix. O enredo, original do serviço de streaming, acompanha os eventos que levaram ao suicídio de Hannah Baker, uma jovem de 17 anos, e como sua morte reverberou entre os colegas. O apelo da produção, no entanto, ultrapassou as barreiras da ficção, e alguns espectadores passaram a hostilizar o ator Justin Prentice nas redes sociais pelos atos de seu personagem no seriado.
O ator vítima dos ataques interpreta Bryce Walker, o típico atleta popular que usa de seu status para praticar bullying, e atua como um dos antagonistas do seriado. Em reação, diversos fãs se uniram na hashtag #Team13SupportJustinPrentice (time 13 apoia Justin Prentice, em tradução livre) para mandar mensagens de apoio ao ator e tentar dissuadir as pessoas de mandarem mensagens ofensivas a ele.
Em entrevista para o site Screener, Prentice afirma esperar que o seriado conscientize as pessoas e crie um diálogo maior sobre como o bullying pode ter efeitos duradouros nas pessoas. “No mundo atual do cyberbullying, é bastante complicado combater esse tipo de coisa depois que ela acontece. Espero que o seriado conscientize as pessoas disso”, disse ele.
[AVISO DE SPOILER] Justin Prentice está sendo alvo de comentários ofensivos nas redes sociais pois na série, seu personagem estupra duas personagens: Jessica e Hannah – fato decisivo para a personagem tirar a própria vida. [FIM DO SPOILER]
(com Estadão Conteúdo)