Arnold Schwarzenegger, ator, político e ex-campeão de fisiculturismo americano, pretende conhecer São Paulo pedalando. Em evento na capital paulista nesta sexta-feira para promover o evento esportivo que leva o seu nome, o Arnold Classic South América, Schwarzenegger contou que a bicicleta deve ajudá-lo a ver um pouco mais da cidade, que não conhecia.
Durante conversa com jornalistas, o ator, que se tornou conhecido ao estrelar a franquia Exterminador do Futuro, afirmou que decidiu trazer o evento esportivo para São Paulo por acreditar que as instalações no Rio de Janeiro, onde foram realizadas as outras quatro edições do Arnold Classic South America, seriam incapazes de comportar as 80.000 pessoas esperadas. A versão paulistana vai ocupar 100.000 metros do Transamerica Expo Center, em Santo Amaro, zona sul da cidade.
Papel do esporte
Nascido na Áustria e naturalizado cidadão dos Estados Unidos, o ex-governador da Califórnia creditou ao fisiculturismo o sucesso de sua carreira. “Acredito nas famílias treinando juntas e no que pode ser uma oportunidade para as crianças”, disse.
Questionando sobre sua rotina de exercícios contou que, aos 70 anos, treina 1h30 por dia. Disse, contudo, que se impressiona com a saúde e a disposição de seu sócio, Jim Lorimer, que estava ao seu lado na coletiva, e que tem 90 anos. “Jim é tão velho que está aqui desde a Última Ceia”, brincou.
Após as entrevistas, o ator posou para algumas fotos e retornou ao hotel onde está hospedado. Durante o final de semana, Schwazenegger vai visitar a feira e acompanhar – como observador – as competições de força e fisiculturismo. O evento em São Paulo espera receber 10.000 atletas de 37 modalidades diferentes.
Nos Jogos Pan-americanos de 2019, o fisiculturismo entrará como modalidade esportiva.