Enquanto A Forma da Água saía do Oscar carregada de prêmios, a novela A Força do Querer fez as vezes do grande vencedor da noite no Brasil. A trama da Rede Globo foi o destaque do Troféu Imprensa, prêmio do SBT aos melhores da televisão brasileira. Neste ano, o programa foi exibido no mesmo horário da premiação internacional.
O folhetim, assinado por Glória Peres, levou três estatuetas: melhor novela, melhor ator, para Marcos Pigossi, o Zeca, e melhor atriz para Juliana Paes, a Bibi Perigosa.
Dono do formato desde 1969, Silvio Santos foi o mestre de cerimônias da premiação, que contou com a presença de Sérgio Chapelin e Vanessa Giácomo, da TV Globo, como convidados. A edição deste ano, gravada em 27 de fevereiro, teve também a presença de Eliana, Patricia Abravanel, Joelma, Silvia Abravanel, Danilo Gentili, Roberto Cabrini, Guilherme Winter, Carlos Alberto de Nóbrega e Wesley Safadão.
Os três mais votados pelo público em cada categoria são avaliados pelo júri da cerimônia, composto neste ano por dez jornalistas, que decide os ganhadores. O Jornal Nacional foi eleito o melhor noticiário da televisão, enquanto Silvio Santos recebeu o prêmio de melhor apresentador. Marília Mendonça, Ivete Sangalo, Luan Santana, Simone e Simária também foram homenageados.
(com Estadão Conteúdo)